02jul2012 | 12h58 | Brasil

FATO RELEVANTE: Incompetência faz The piauí Herald passar às mãos da concorrência

A+ A- A

Conforme as melhores práticas que desde sempre pautaram a insigne missão deste diário, vimos a público para informar que fomos surpreendidos pelo recebimento da missiva que ora reproduzimos abaixo:

Para que o leitor da conceituada revista se inteire por completo do assunto tratado na nota “Sarney é homenageado como pioneiro do nepotismo sustentável”, pedimos identificar nome, grau de parentesco e cargo ocupado por parentes do presidente do Senado em cargos públicos”.

Fernando Cesar Mesquita

Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal

Não seria possível exagerar o empenho que envidamos para atender à justa solicitação da Câmara Alta da nação, intimorata defensora de nossas mais elevadas tradições democráticas. Após dias de exaustiva investigação, eis que o pasmo se instalou entre nós: noves fora este ou aquele ato secreto para beneficiar namorado de neta com cargo em Brasília, excetuado algum helicóptero do Estado posto a serviço de membros do clã em veraneio, não descobrimos um único parente do ilustre senador com emprego na Casa. Nada. Coisa alguma. Necas.

Célere como Hermes da mitologia clássica, nosso diretor de redação já tomava de sua pena para redigir uma ponderosa nota de escusas, quando, de um golpe, lhe sobreveio a insopitável suspeita: estaríamos diante de um equívoco que, embora lamentável, restaria solitário nos anais impolutos de nossa publicação? Tratar-se-ia de fato episódico ou de uma falha estrutural? Com dedos frementes e coração na boca, o grande homem de imprensa fez o que dele se esperava e apurou. Oxalá o resultado fosse outro.

Com alma contrita, nos demos conta que, das cinco notícias publicadas em boa fé na semana passada, absolutamente todas se revelaram equivocadas.

Impõem-se, destarte, os seguintes esclarecimentos:

1. Pateta e Pluto exigem foto com Lula

Consultados, Pateta e Pluto negaram ter exigido foto com Lula. “Nosso contrato na Disney nos impede de subir em palanques”, esclareceu Pateta, acrescentando, em off, que Tio Patinhas anda financiando campanhas do PT, PMDB, PR, PSD, PTB, PSDB e PSOL com recursos não contabilizados de sua caixa forte.

2. Gilberto Gil completa 70 metáforas incompreensíveis

Não é verdade que, como noticiamos, Gilberto Gil tenha recebido a Ordem do Mistério Indecifrável pelas 70 metáforas incompreensíveis. Em nova recontagem, sequer conseguimos determinar se são 70, 64 ou 103 o número das metáforas.

3. Eike tem crediário recusado na Ricardo Eletro

Bastou pedir a um estagiário que ligasse para Washington Wéxcley Jr., gerente da Ricardo Eletro, filial Nossa Senhora de Copacabana, para confirmarmos que o crediário de Eike Batista foi aprovado mediante apresentação de fiador, já tendo inclusive o empresário recebido em seu domicílio o ventilador Eletrolux Slim Fan 3 que comprou na quarta-feira, em quatro prestações.

4. Lula anuncia aliança com Romarinho

Através de seu procurador, Romarinho negou ter aceito a aliança.

E, finalmente,

5. Crise do Paraguai: Sarney anuncia apoio a Franco e Lugo

A notícia é incompleta. O PMDB anunciou não apenas o apoio a Frederico Franco e Fernando Lugo, como também aos torcedores do Cerro Porteño e do Olímpia, além de empenhar solidariedade irrestrita a Solano López e Dom Pedro II.

Diante de tamanha bancarrota jornalística, nada mais nos resta senão apresentar a nossa demissão coletiva. A honra assim o exige. Mas que o leitor não se abale, pois este diário não perecerá. Em decisão unânime, os acionistas de The piauí Herald concordaram em entregar o controle da companhia a nosso concorrente The maranhão Herald, o qual, no passado, como se verá abaixo, já demonstrou estar à altura da egrégia tarefa de manter luminosa e vicejante a chama da imprensa independente em nosso país.

http://piaui.folha.uol.com.br/edicao-37/the-maranhao-herald/the-maranhao-herald

Pedindo que aceitem nossas redobradas escusas e nossos melhores protestos de estima, subscrevemo-nos, pela última vez

A Redação de The piauí Herald


A redação de The piauí Herald, horas depois de publicarmos nossa última notícia: “Alckmin anuncia rodízio de Arrastões”. Estava errada.