24maio2013 | 14h52 | Brasil

Presidente por um dia, Renan exige Sarney e Temer na FLIP

A+ A- A

PASÁRGADA – Informado de que seria Presidente da República numa sexta-feira por causa das viagens de Dilma Rousseff e Michel Temer, o senador Renan Calheiros alterou sua agenda. "Pensei em mudar a capital para Maceió em benefício do turismo e da minha família, mas a Câmara e o Senado já trabalharam demais e estão cansados de votações-relâmpago", ponderou.

Empenhado em deixar uma marca indelével em sua presidência, Renan, o Breve, enviou um decreto à Festa Literária Internacional de Paraty, no qual exige que o evento inclua em sua programação especial palestras com o imortal José Sarney e o poeta Michel Temer. "Não é só o Afif que é polivalente. O PMDB também é bom de prosa e faz seus versinhos", murmurou, para, em seguida, declamar um poemeto que a pena iluminada de Temer acabara de cometer: "Emendinha quando nasce se esparrama pelo chão/ a Dilminha quando dorme o PMDB não dorme não". 

Calheiros anunciou ainda que o crítico Antonio Candido resolveu sair de casa para ir à Flip, onde fará uma atualização de seu livro clássico. O tema de sua palestra será "A Centralidade de Marimbondos de Fogo na Formação da Literatura Brasileira”’. Os acadêmicos Merval Pereira e Ivo Pitanguy discutirão os aspectos políticos e estéticos do tema. "Os valentes do PMDB são mulatos natos no sentido lato mulatos democráticos do litoral", Renan batucou na mesa.

Leia também

Sarney aceita parar de escrever em troca de prêmio Nobel de literatura

PMDB quer maioria na Academia Brasileira de Letras