09jul2013 | 14h59 | Brasil

Políticos brasileiros terão que trabalhar dois anos no SUS antes de se elegerem

A+ A- A

BRASÍLIA – Aturdida com a velocidade de Rubens Barrichello que o Congresso imprime na aprovação da Reforma Política, Dilma Rousseff resolveu alterar sua proposta inicial: "Vamos propor um programa nacional batizado Reforma Político", anunciou a mandatária, após se reunir com Lula, João Santana, José de Abreu, Zezé Di Camargo e Slavoj Zizek.

Entre as medidas, há um projeto de lei que obriga todos os aspirantes a cargos legislativos e executivos a gerir uma unidade do SUS por dois anos antes de se eleger. "Caso não haja quantidade suficiente de políticos qualificados na próxima eleição, importaremos legisladores e gestores do Sudão do Sul e da Coreia do Norte", explicou o porta-voz da presidência, Aloizio Mercadante.

O programa também estipula que os candidatos tenham frequentado o ensino público por dois anos, morado por pelo menos seis meses numa residência do Minha Casa Minha Vida e andado de ônibus cinco vezes na vida.

Solidário, Sérgio Cabral colocou a frota de helicópteros do Rio de Janeiro à disposição dos candidatos que quiserem otimizar suas agendas no cumprimento de suas novas funções no SUS.

Leia também

Dilma contrata 30 mil jornalistas cubanos

Hospital confirma que Sarney tem todos os tipos sanguíneos

Ministério da Saúde quebra patente de Semancol