18out2013 | 17h38 | Anúncios

O Globo lança a Coleção Vândalos Históricos Brasileiros

A+ A- A

JARDIM BOTÂNICO – Para aprofundar o debate sobre a periculosidade de cidadãos violentos como Sininho e Eduardo Suplicy, o jornal lançará a Coleção Vândalos Históricos Brasileiros a partir do próximo domingo. Os fascículos, embebidos em éter, formarão uma coleção de grande valor pedagógico, contextualizando os danos históricos causados por vândalos de outrora que insistiram em questionar o império da lei e a ordem democrática. Os primeiros números virão enrolados em tacos de beisebol de bom material, personalizados para assinantes, que poderão ser usados em legítima defesa caso o leitor incauto tope com algum Black Bloc pelas quebradas da nossa cidade maravilhosa.

Dentro de um moderno bunker platinado, de onde vem editando a publicação desde o surgimento da horda Black Bloc, a direção do jornal divulgou os primeiros encartes da coleção, que este Herald tem a satisfação de apresentar abaixo:

Tiradentes

O ativista Joaquim José da Silva Xavier foi o mentor da Inconfidência Mineira. Apelidado de Tiradentes, o suposto dentista nem sequer tinha registro no Conselho Federal de Odontologia. O vândalo conspirou contra a ordem, pregou a evasão fiscal e salgou as terras de honrados soldados. Seu movimento subversivo fracassou graças à bravura do coronel Joaquim Silvério dos Reis e do tenente coronel Basílio de Brito Malheiro do Lago, que denunciaram o levante e foram condecorados com a medalha Dom Sergio Batista Cabral, um grande fazendeiro da época.

Zumbi dos Palmares

Líder do movimento Ocupa Capitania de Pernambuco, o vândalo Zumbi desafiou o bem alicerçado sistema trabalhista da segunda metade do século XVII. Incendiou choupanas, espalhou ideias marxistas antes de Marx e foi o protagonista de uma greve que deixou um rastro de prejuízos no produtivo setor empresarial da época. Conhecido também como Demônio dos Canaviais, foi um precursor dos Black Blocs.

Antonio Conselheiro

Camuflado por uma espessa barba, que historiadores de renome, como Marco Antônio Villa, acreditam ser postiça, o vândalo Antonio Conselheiro liderou um movimento multipartidário na Bahia de Todos os Santos, nos estertores do século XIX. Conselheiro, que não tinha emprego fixo e vivia de bicos, foi flagrado com morteiros, coqueteis molotov e piolhos num acampamento no sertão baiano. Promoveu a ocupação irregular de propriedades privadas e, quando foi abordado pelas forças policiais, reagiu com quebra-quebra e violência desmedida. É um guru dos Black Blocs.

Chico Mendes

Contrariando o desenvolvimento rural do país, o subversivo campônio Chico Mendes ocupou irregularmente a Câmara de Xapuri, no Acre, propagando ideais eco-primitivos que truncaram o progresso na região tão necessitada de melhorias. Mesmo enquadrado na Lei de Segurança Nacional, o verde-vândalo Chico Mendes persistiu na organização sindical de perigosos seringueiros. Seus discípulos o conhecem como Green Bloc.

Leia também

TV Globo adquire direitos de transmissão dos protestos em 2014

TV Globo admite ter clonado Marcos Uchôa