13mar2014 | 15h53 | Brasil

Comício na Central do Brasil reuniu milhares de vândalos

A+ A- A

TERRA DE VERA CRUZ – Há exatamente 50 anos, milhares de vândalos invadiram a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para radicalizar seu apoio ao guerrilheiro João Goulart, à época envolvido com a tentativa de implementar uma ditadura bolivariana no país.

A verdade, no entanto, veio rapidamente à tona em uma série de editoriais publicados pelo jornal O Globo. Agentes infiltrados pela Polícia Militar da época conseguiram flagrar a avó de Sininho arrecadando cotas de Cr$ 150 para financiar a encenação da peça Revolução Cubana, el justicero cha cha cha, por Zé Celso Martinez Corrêa. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (DOI-Codi) encontrou ligações de João Goulart com um amigo do pai de Marcelo Freixo.

Em paralelo, um blogueiro prodígio – que já usava chapéu panamá aos 3 anos de idade – convocou Marcha da Família Liberal com Evangélicos pela Liberdade. "Vocês ainda não sabem, mas estão plantando a semente do petismo", escreveu o colunista-mirim.

O projeto de João Goulart, no entanto, só não foi adiante porque o PMDB, na figura do experiente José Sarney, endureceu a negociação. "Exigimos 30% das terras produtivas, caso houvesse Reforma Agrária, queríamos 200 vagas nos musicais da TV Record e a criação do Ministério do Comunismo, com 1.200 postos de trabalho para campesinos e operários do partido. Infelizmente, João Goulart declinou. Era um homem que não pensava no Brasil", ponderou Sarney. 

Leia também

PMDB exige indicar próximo Chico Buarque

Passeata no Centro do Rio exigirá que Dilma vete o nome "Fuleco"

São Paulo implementa rodízio de marchas contra corrupção