13maio2014 | 19h02 | Copa do Mundo

Aldo Rebelo defende o legado de pérolas ditas por autoridades sobre a Copa

A+ A- A

TERRA DO NUNCA – Pressionado pelos atrasos em mais da metade das obras prometidas, o ministro Aldo Rebelo defendeu o legado que a Copa do Mundo FIFA 2014 deixará para as empreiteiras brasileiras. "Vocês viram como a Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão se desenvolveram com a Copa? Disso a imprensa não fala!", reclamou Rebelo.

Enquanto proferia a frase anterior, tomado por um desejo cívico incontrolável, o ministro propôs um campeonato para valorizar outro legado. "Tive a sacada brilhante de promover um evento que vai sublinhar o legado de pérolas ditas por autoridades sobre a Copa", anunciou. Em seguida, batizou a competição de Taça Pelé. Por ser considerado hors concours, o Atleta do Século não participará.

No final da tarde, Pedro Bial anunciou os cabeças de chave: "Por sua incontável contribuição ao sugerir chutes no traseiro dos brasileiros, entre outras pérolas magistrais, Jérôme Valcke encabeçará o grupo 1", anunciou. Em tom solene, empostou a voz para iniciar a apresentação do segundo competidor: "Para tranquilizar os turistas, ele disse que o Brasil é menos perigoso que o Iraque. Para justificar as dificuldades em cumprir prazos, ele evocou a expedição de Pedro Teixeira pela bacia do Amazonas. Em resposta a uma revista francesa, ele ressaltou que a Copa será mais bem sucedida que a intervenção militar no Mali. Vem pra cá, Aldo Rebelo", convocou o apresentador.

Os outros concorrentes serão Ronaldo Fenômeno, que atingiu o auge com "Não se faz Copa com hospitais", e Maurício Guimarães, secretário da Copa, que justificou os atrasos em Cuiabá ressaltando que "o turista vai vir para cá pela festa, não para ver viaduto ou trincheira". Completando o chaveamento, Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Guiterrez, mostrou seu repertório à Folha de S. Paulo. Participará com as frases "Eu já fui em sete copas do mundo. É a mesma porcaria" e "A situação [das obras] é tranquilésima. Esse é um problema midiático".

Para a competição, serão erguidos oito parlatórios padrão FIFA ao custo de R$ 33 bilhões. Luciano Huck produziu camisetas com as frases mais votadas em uma enquete realizada em seu programa.

Leia também

Com custo de R$ 34 milhões, álbum da Copa será refeito

Governo Federal lança álbum de figurinhas da base aliada

Robalo é o novo mascote da Copa do Mundo

FIFA exige padronização de protestos contra a Copa

A piauí_92, que acaba de chegar às bancas, traz o The Tourist Herald, um guia de turismo Padrão FIFA.