17jun2014 | 12h01 | Copa do Mundo

Pelo menos dois negros pretendem ir ao Castelão torcer pelo Brasil

A+ A- A

ITAPIPOCA – Sinval dos Prazeres, 63, eletricitário, e Serapião Amadurense da Silva, 57, pequeno agricultor, chegaram hoje a Fortaleza com a intenção de assistir ao jogo do Brasil contra o México, logo mais à tarde. Os dois são moradores de Itapipoca, município a 130 quilômetros da capital cearense, e fizeram a viagem no Corcel de um primo de criação de Prazeres que não quis se juntar ao grupo com receio de que a entrada de mais de dois negros em estádio da Copa do Mundo subvertesse o Padrão FIFA. “Achamos que é bobagem do Dicró, mas como é melhor prevenir do que remediar acabamos concordando que era melhor ele ficar lá em Itapipoca mesmo”, informou o eletricitário.

Prazeres e Silva nunca foram a um estádio de futebol e não ligam muito para o esporte. “A gente gosta mais é de pescar tilápia”, concordam os dois. De Seleção Brasileira, se recordam “daquele lateral Zé Carlos, que era de Matão, cidade do meu sogro” e de Kléberson, “porque o nome é gozado”. Serapião da Silva ainda citou “aquele gordinho que fez gol com a mão”, mas o amigo logo o repreendeu esclarecendo que “esse era mexicano”.

Os dois decidiram vir ao Castelão depois de assistir ao filme Thor, numa cópia pirata comprada pelo primo Dicró na feira de eletrônicos de Itapipoca. “Achamos muito bonito aquela gente amarelenta, e como não temos muito disso aqui decidimos ir ao estádio pra ver como é”, disse Prazeres. “A gente espera que hoje tenha tantos russinhos quanto no jogo lá do Itaquerão”, acrescentou Silva, animado.

Eles ainda não têm ingresso, fato que não os preocupa. E logo tiram um papelzinho do bolso. Foi impresso pela sobrinha de Dicró, que faz curso técnico de informática, e diz: “Har du en biljett över?” “Ela garantiu que o povo do estádio entende. É um tal de sueco para ‘tem entrada sobrando?’”

Após o jogo, a dupla pretende enviar uma carta para a presidente Dilma sugerindo um sistema de cotas para os jogos da segunda fase.  

Leia a cobertura completa sobre a Copa do Mundo pelo piauí Herald

The Tourist Herald, um guia de viagem padrão Fifa, apresenta as cidades-sede para os turistas