03jul2014 | 22h54 | Copa do Mundo

Felipão escala Lacan para o lugar de Luiz Gustavo

A+ A- A

DIVÃ COMARY – "Penso onde não existo e existo onde não penso" (Jacques Lacan). Ao acordar de um sono tranquilo, Hulk teve a supresa de encontrar sob a porta de seu quarto, na Granja Comary, a frase do psicanalista francês. Vinha escrita num papelzinho, em letras manuscritas, com o complemento singelo "um abraço carinhoso, pai Felipão". Não foi o único. Cada atleta recebeu o seu recadinho. "O inconsciente é estruturado como uma linguagem" (Jacques Lacan), leu Luiz Gustavo, intrigado com o recado. "Acho que foi um toque pra maneirar nos carrinhos", confidenciou a um colega, ele que está suspenso da partida contra a Colômbia. "De erro em erro vai-se descobrindo toda a verdade" (Sigmund Freud). O zagueiro Thiago Silva caiu no choro ao ler seu bilhetinho, que estava ao lado do copo de Ovomaltine, no refeitório dos jogadores.

O "choque de psicologia" foi decidido às pressas pela comissão técnica, depois que Neymar caiu em prantos quando David Luiz lhe roubou um pirulito durante a hora do recreio, entre os treinos. À tarde, em entrevista coletiva, Oscar disse estar confiante com o time: "O professor falou que é pra deixar a libido fluir, com certeza", comentou. Perto dele, o lateral Marcelo descansava sob uma árvore, absorto na leitura de "O Futuro de uma Ilusão". Mais ousado, Dani Alves mandou desenhar no próprio cabelo o ensinamento de Wilhem Reich: "O grande homem é aquele que reconhece quando e em que é pequeno".

A preleção para o jogo de amanhã será feita por uma junta de psicanalistas. Jorge Forbes lerá trechos de "Os Seminários", de Lacan, para, segundo ele, "mostrar como tudo pode ser mais confuso e estimular o feijão com arroz em campo". Renato Mezan falará sobre a história do conceito de inconsciente, dos românticos alemães à crítica de Michel Foucault.

No final, Scolari apareceu vestindo bombachas. Deu um gole no seu chimarrão e resumiu: "Se nenhuma dessas merdas der certo, vai é na porrada mesmo!".            

Leia a cobertura completa sobre a Copa do Mundo pelo piauí Herald

The Tourist Herald, um guia de viagem padrão Fifa, apresenta as cidades-sede para os turistas