10set2014 | 16h04 | Eleições

Dilma lança o PAC 3%

A+ A- A

SUCUPIRA – Preocupada em melhorar o ambiente de negócios no país, Dilma Rousseff anunciou uma nova etapa do PAC. "Vamos agora focar no amplo desenvolvimento da infraestrutura das estatais. O nome será levemente alterado para Plano de Aditivação dos Contratos. É o PAC 3%", antecipou, enquanto jogava um balde de petróleo gelado em Graça Foster.

Em seguida, a presidenta anunciou a criação de uma nova estatal. "Meus filhos e minhas filhas, amigos e amigas da base aliada: num segundo mandato, criaremos a Afanabras. Uma empresa 100% nacional, que vai gerir todos os contratos da Petrobras, de Furnas, da Eletrobras e dos Correios. Para fiscalizar a empresa, criarei cinco ministérios e treze mil cargos comissionados. Treze!", disse, erguendo as mãos.

Um anteprojeto do PMDB, considerado arrojado pelo mercado, sugeriu que Dilma deveria partir logo para o PAC 5%. "O país precisa crescer, é hora de ousar, basta de mixaria", alegou Michel Temer, num arroubo. "Até o salário mínimo já teve aumento real maior do que as nossas participações", reclamou Renan Calheiros. "A gente só negocia se o PMDB conseguir maioria na Petrobras", arrematou Henrique Alves.

Pressionada, Graça Foster cedeu aos mercados e à base aliada. "Anuncio que teremos aumento no preço dos combustíveis e no valor das aditivações em 2015", disse, em nota.

Leia também

Graça Foster reage a denúncias: "Pergunta no Posto Ipiranga"

Dilma afirma que Lula não fica num segundo mandato

"Volta, Serra" ganha força no PSDB

Errata: Marina recua e volta a ser candidata a vice

Teste: qual a sua orientação política?

Dilma cria o Ministério do Louvor

Reviravolta: Barrichello é o novo vice de Aécio

Pastor Everaldo promete Estado Laico Mínimo

Luciana Genro defende o sotaque gaúcho oprimido