24abr2015 | 16h26 | Economia

Após alta de ações da Petrobras, empresas investem em corrupção

A+ A- A

BOVESPA – Atentas ao bom desempenho das ações da Petrobras após a divulgação de que R$ 6 bilhões foram surrupiados dos cofres da empresa, dezenas de companhias decidiram mudar suas estratégias. "Prevíamos um longo período de austeridade, mas a Petrobras apontou o caminho. Vamos investir em corrupção em curto, médio e longo prazo", revelou Patrício Berquélio Nascimento Pedroso, presidente da Confederação Nacional da Indústria Leve e Pesada (CNILP).

Reconhecido por seu humor de poucos amigos, o mercado reagiu, milagrosamente, com otimismo alvoroçado. "Todo mundo nu", declarou um investidor, tirando as calças pela cabeça. "Ninguém é de ninguém", berrou o CEO de um conglomerado multinacional, enquanto ampliava as participações dos fundos de pensão em sua companhia.

De acordo com a empresa de consultoria de José Dirceu, que abrirá capital na Bolsa ainda em 2015, um planejamento bem realizado para desviar recursos é a saída para o momento delicado da economia. "É como diz aquele provérbio chinês: é nas crises que nascem as ilegalidades", explicou o diretor de Recursos Profanos, Paulo Roberto Costa.

Leia também

Balanço da Petrobras é pego no antidoping

Ações da Petrobras atingem Volume Morto

Graça Foster reage a denúncias: "Pergunta no Posto Ipiranga"

Inspirada por contabilidade criativa da Petrobras, CBF anuncia que Brasil ganhou da Alemanha

Odebrecht vence leilão e administrará Roraima