27abr2015 | 18h21 | Brasil

Globo completa 50 anos com corpinho de 1964

A+ A- A

PRAÇA DA SÉ – Em cerimônia narrada por Galvão Bueno e romantizada por Pedro Bial, a TV Globo reuniu centenas de profissionais para comemorar o aniversário de 50 anos da emissora. "A celebração começou pacífica, mas uma minoria de atores de Malhação incitou a baderna", noticiou William Bonner.

Ao longo da semana passada, no Jornal Nacional, a emissora elencou pequenos equívocos que cometeu ao noticiar eventos históricos brasileiros. Devido ao tempo exíguo da TV, alguns trechos ficaram de fora. O piauí Herald conseguiu acesso a três retratações completas.

Regime Militar

A TV Globo nasceu um ano após o golpe militar, mas os planos iniciais eram diferentes. A emissora deveria entrar no ar dia 1 de abril de 1964 ao som da famosa canção "Hoje, é um novo dia de um novo tempo que começou/ Todos nossos sonhos, serão verdade/ O futuro já começou". Em cena, bailarinas dançariam com roupas coloridas no Congresso Nacional. Mas Leonel Brizola conseguiu uma liminar com o então jurista Eurico Miranda postergando a inauguração.

Diretas Já

A TV Globo noticiou as passeatas pró-Diretas como se fossem micaretas porque viu uma profusão de camisas amarelas. "Eram os primeiros abadás", lembrou Ernesto Paglia. "Isso sem falar na penca de cantores que estavam no palco. Era fácil fazer confusão", completou Cesar Tralli.

Debate de 89

"Demos mais tempo para o Collor e selecionamos suas melhores falas porque já estava em vigor o Padrão Globo de Qualidade. A audiência queria ver gente bonita, atlética, sem língua presa, com cara de morador do Leblon", revelou Cid Moreira, que foi apresentador do Jornal Nacional antes de se tornar conhecido como locutor do Mr. M.

Leia também

Folha de S. Paulo adere oficialmente ao comunismo

TV Globo admite ter clonado Marcos Uchôa

O Globo lança a Coleção Vândalos Históricos Brasileiros

Grandes manchetes das organizações Globo

Físico alagoano desenvolve gerador de pautas para o Globo Repórter