07jul2015 | 16h23 | Brasil

Dilma é acusada de usar pedaladas sintáticas em entrevista à Folha

A+ A- A

MEIA LUA INTEIRA – Após rejeitar a entrevista de Dilma Rousseff para a Folha de S. Paulo, o TCU exibiu seu parecer: "A mandatária fez uso abusivo de pedaladas sintáticas em seu discurso. Tirou pronomes de uma frase para colocar na resposta seguinte, embaralhou sujeitos e predicados e fez uso da expressão ‘tipo tipo" sem citar que pertence a Hegel". Tais artimanhas, explicou o procurador Pasquale Houaiss, "mostram que a presidente se valeu da linguagem oral criptografada, técnica conhecida para enfrentar interrogatórios".

A máquina de Turing, que quebrou o código alemão na Segunda Guerra Mundial, foi religada para traduzir as declarações de Dilma em tempo real. "Detectamos, por exemplo, que a palavra ‘mandioca’ é usada toda vez que o PIB cai um ponto", revelou o linguista Carlinhos Brown. "Mas ainda há uma infinidade de possibilidades a serem estudadas para que o Brasil possa alcançar a cabeça de sua presidente", concluiu, agitando uma caxirola.

Convocado às pressas pela 57ª vez este ano, o Gabinete da Crise Semântica se reuniu no Planalto para redigir uma nota explicativa da entrevista. Até o final da tarde, no entanto, não havia consenso sobre qual foi o raciocínio oculto da mandatária quando disse que "a inflação aleija para todo sempre, mas a deflação mata para todo sempre".

Leia também

Dilma altera fórmula de aposentadoria de Lula

Diretor da Odebrecht liga Brahma ao número 1

Imprensa golpista insiste que Lula não é mais presidente do Brasil

Dilma criará imposto para taxar corrupção

Dilma demite Lula