09jul2015 | 19h46 | Internacional

“Eu não vou cair”, afirma Fidel Castro

A+ A- A

CUBA – Uma onda de solidariedade varreu a América Latina após a entrevista de Dilma Rousseff para a Folha de S. Paulo. Governantes hermanos se reuniram em Havana para gravar um vídeo viral em homenagem à presidenta nos mesmos moldes de We are the world. Enquanto entoavam La Pobrecita, Fidel Castro, Evo Morales, Nicolás Maduro e Cristina Kirchner ensaiaram passos de uma dança típica dos perseguidos políticos: o tipo tipo.

Em seguida, Fidel Castro, mirou a câmera e desafiou: "Eu não vou cair, isso é moleza", disse, empertigado, caprichando no português. Em coro, os demais presidentes repetiram a frase. "Hay que endurecer sin perder los cargos comissionados jamás", acrescentou Maduro. Evo Morales ofereceu à presidente brasileira uma escultura com um topete de ouro cunhado sobre uma foice e um martelo.

Emocionada, Dilma gravou um discurso de agradecimento. Até o fechamento deste piauí Herald, nenhum tradutor havia conseguido verter a mensagem da mandatária para o espanhol – tampouco para o português.

Leia também

Dilma é acusada de usar pedaladas sintáticas em entrevista à Folha

Partido Comunista Cubano troca luta de classes por diretoria da Petrobras

Brasil é o Botafogo dos Brics

PCdoB quer fim da propriedade privada do par-ou-ímpar