13jul2015 | 18h21 | Internacional

Chapo Guzmán virá ao Rio concluir obras do metrô

A+ A- A

MIDDLE EARTH – Impressionado com a competência do traficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán em tocar obras complexas de engenharia subterrânea, o prefeito Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira que o meliante será contratado pela municipalidade do Rio de Janeiro para concluir, a tempo das Olimpíadas, a linha 4 do metrô entre Ipanema e Barra da Tijuca. “Estamos pelejando com essa linha desde 2009, e nada. Em menos de dezoito meses, Chapo construiu um túnel por baixo de uma penitenciária de segurança máxima sem causar movimentos de terra inconvenientes e sem atrapalhar o sono de nenhum guarda penitenciário. É bem mais do que podem dizer os moradores da Barão da Torre, cujos prédios amanheceram com aquelas rachaduras horríveis.”

O prefeito exaltou também a disciplina fiscal de Chapo, observando que o sicário fez o seu túnel dentro do orçamento e sem cobrar aditivos. “Foi uma obra limpa. Não há notícias de comissão ou pixulé. É coisa pra deixar o Sergio Moro tinindo de orgulho cívico.”

Através de sua assessoria, El Chapo agradeceu o convite mas disse que ainda está estudando as várias propostas que vem recebendo do Brasil. De fato, antecipando-se a Paes, o Palácio do Planalto publicou uma nota informando que Chapo fora convidado a assumir a transposição do rio São Francisco. “Se der certo”, declarou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, “a presidenta Dilma já decidiu que Joaquín Guzmán tocará todas as obras de infraestrutura do PAC. Agora vai.”

Não obstante a diligência de Paes e do governo federal, há sinais de que tanto o prefeito quanto o Planalto chegaram atrasados. Embora ainda não confirmadas, informações indicam que um cartel de empreiteiras já teria contratado Chapo Guzmán para estudar a situação do subsolo de Curitiba. 

Leia também

Eduardo Paes pede para cariocas evitarem o Rio de Janeiro

Eduardo Paes proíbe terremotos no Rio

Maluf construirá viaduto ligando Haddad a Lula