22abr2016 | 17h26 | Brasil

Eduardo Paes encontra erros de cálculo em outras obras da cidade

A+ A- A

MARICÁ – Após constatar que a ciclovia projetada para o carioca pedalar com segurança sobre o mar não resistiu justamente à força do mar, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, resolveu fazer uma revisão geral das obras em andamento na cidade. “O que aconteceu foi imperdoável”, clamou. “Para que o carioca não corra mais riscos, estamos revendo os cálculos de várias estruturas erguidas nos últimos anos.”

Segundo dados preliminares, Paes já encontrou problemas nas obras do VLT (o veículo leve sobre trilhos) e do Museu do Amanhã. “A obra do VLT é perfeita”, enfatizou. “Os trilhos são importados e o percurso pelo Centro é fluido. No entanto, detectamos um pequeno erro de cálculo: os técnicos não lembraram que por cima dos trilhos passaria um trem. Mas ninguém precisa se preocupar: é um detalhe de fácil correção.”

No Museu do Amanhã, o problema diz respeito à área expositiva. “Aquilo é uma obra-prima da engenharia e da arquitetura”, elogiou o prefeito. “Muito aço, muito concreto, muita fibra de vidro. Novamente, ouso dizer que é uma obra perfeita. Só não calculamos que dentro dela haveria exposições.”

Um terceiro problema apontado por Paes diz respeito ao redesenho das linhas de ônibus da cidade. “O redesenho foi um divisor de águas no trânsito do Rio”, explicou o alcaide. “Agora temos menos linhas, menos ônibus, menos redundância de trajetos. Visto de cima é perfeito. O engenheiro só se esqueceu de calcular que dentro dos ônibus haverá passageiros.”

Paes enfatizou que não foi encontrado nenhum erro de cálculo no superfaturamento das obras olímpicas. “Ali fizemos tudo direitinho. É a reputação do PMDB que está em jogo.”