07dez2016 | 18h32 | The Piauí Herald

Prêmio The piauí Herald 2016 – Lista dos Vencedores

A+ A- A

O Prêmio The piauí Herald Odebrecht Brasileiros do Ano joga luz sobre os cidadãos notáveis do Brasil de Michel Temer. O júri, formado por José Serra, Moreira Franco, Geddel Vieira Lima, Tio Fester, Nosferatu e Romero Jucá (suplente), elegeu Michel Temer como O Brasileiro Mais Notável do Brasil de Michel Temer. O troféu foi projetado pela renomada dupla de designers formada por Michelzinho e Elsinho Mouco.

Eis a lista completa.

 

1. Prêmio Melhor Opinião Randômica de 2016

Vencido por Caetano Veloso de 1984 a 2006, quando o baiano se tornou hors-concours, o prêmio Caetano Veloso de melhor opinião randômica laureia o brasileiro que mais vezes opinou sobre assuntos variados.

O agraciado de 2016 foi o ministro Gilmar Mendes. Em discurso de agradecimento, Mendes criticou a seleção brasileira de 70, o Acordo de Paris, Tom Jobim, a fase azul de Picasso, a banda larga e a erradicação da varíola. Teceu longos elogios, por outro lado, às camisas do Faustão, à arbitragem nos jogos do Corinthians, à sarna, à tomada de três pinos e à última reforma ortográfica.

 

2. Prêmio ISTOÉ de Isenção Jornalística

Dois veículos se destacaram no cumprimento da importante missão de não tingir os fatos com as tintas da ideologia.

No jornalismo eletrônico, nenhum programa conseguiu equilibrar tão bem o dever de informar com a batalha pela audiência quanto o Programa Roda Viva, apresentado com brilho pelo tucano discreto Augusto Nunes.

No jornalismo impresso, a revista Carta Capital foi justamente agraciada pela maneira firme e independente com que nunca deixou de se posicionar a favor do governo petista.

 

3. Prêmio Petrobras de Melhor Iniciativa Público-Privada

O troféu, no formato da plataforma P-52, foi entregue ao Ministro Geddel Vieira Lima por sua contribuição urbana ao Centro Histórico de Salvador.

 

4. Prêmio Whey Protein de Cavalheiro do Ano

“Quem nunca teve um frio na barriga dentro de casa? Quem nunca exagerou numa declaração de amor?” Eterno romântico, foi com estas palavras que o candidato Pedro Paulo recebeu o Prêmio Whey Protein de Cavalheiro do Ano. O laureado fez um comovido agradecimento à esposa, que infelizmente não pode comparecer à cerimônia por ter deslocado o nariz numa queda na porta de casa.

 

5. Prêmio Júnior Baiano Fair Play

No ano de 2016, homem nenhum incorporou melhor tal espírito do que o senador Aécio Neves, que recebeu o prêmio das mãos do presidente Michel Temer. “Poder-se-ia dizer que, por ter perdido a eleição, Aécio Neves ficaria triste por não ter emplacado seu candidato a vice-presidente”, explicou Temer. “Mas desde que assumi a presidência, não houve um único dia em que ele não tenha me procurado para enfatizar como confiava no meu trabalho na vice-presidência.”

 

6. Prêmio Varig de Rosto do Brasil no Exterior

Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, é a face brasileira que mais reluz fora do país. Seja por Skype, por vídeos, por fotografias ou até mesmo por intermediários, Del Nero abrilhanta o futebol brasileiro e leva nossa alma aos quatro cantos do mundo. A honraria lhe foi entregue pelo deputado Paulo Salim Maluf, que de tão internacional, chegou até a figurar no escrete da Interpol. “Maluf é um craque, um exemplo lá fora”, comentou Del Nero, por Facetime.

 

A cerimônia foi encerrada com um show de Lobão.