12jan2017 | 18h00 | Economia

Bernardinho se aposenta da seleção e é cotado para o Banco Central

A+ A- A

BRASÍLIA – Após 16 anos no comando da seleção masculina de vôlei, o técnico Bernardinho anunciou que está deixando o cargo. Sem especificar quais os rumos que pretende seguir, o ex-comandante do time brasileiro alimenta especulações de que estaria sendo sondado para se juntar à equipe do presidente Michel Temer e assumir o Banco Central.

Fontes seguras afirmam que o nome de Bernardinho já foi citado várias vezes em reuniões de cúpula no Ministério da Fazenda, inclusive por Henrique Meirelles: “Se tem alguém que entende de banco, é o Bernardinho. Além disso, ele tem um excelente lastro em ouro e prata”. Questionado sobre a possível indicação, Temer limitou-se a dizer: “Sem dúvida, alguém com a experiência dele, com seu temperamento ponderado e calmo, faria bem à equipe econômica.”

Em conversa rápida com piauí Herald, Bernardinho afirmou que, caso assuma o BC, irá bloquear a queda no preço das commodities, melhorar os saques das reservas e levantar o superávit para cortar os juros. Quando a reportagem lhe perguntou se, além de analogias com jogadas de vôlei, ele teria outros planos, o treinador soltou um grito, disse alguns impropérios e desligou o telefone.