15set2017 | 19h32 | Carnaval

Em parceria com Vasp e Varig, Bolsonaro promete saída para o mar a mineiros

A+ A- A

BOLÍVIA – Na tarde da última quinta-feira, em cima de um trio elétrico, Jair Bolsonaro se dirigiu a um grupo de apoiadores em frente ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Dentre os mais bem colocados em pesquisas de intenções de voto, o deputado federal se encontra naquela fase da campanha em que deve negar as intenções presidenciais para poder viajar com dinheiro público sem ser importunado pelo programa de milhas da Câmara.

Diante de um público entusiasmado, o deputado do Rio de Janeiro desfiou suas promessas usuais: distribuição gratuita de pistolas e munição para homens brasileiros com mais de 4 anos de idade; aborto compulsório para mães feministas e cantoras de MPB; castração química de homossexuais, antropólogos e falsos índios; bem como a criminalização da ideologia de gênero, inclusive alimentícios e taxonômicos.

A supresa ficou por conta da parte “local” do número. Ao fim da meia hora em que expôs componentes mais e menos conhecidos de sua plataforma, Bolsonaro se dirigiu aos anseios mais profundos e ignorados dos eleitores mineiros. Prometeu uma estado permanente de “open-bar de pão de queijo” por todo o território mineiro, e, por fim, revolveu uma antiga frustração – a ausência de saída para o mar do estado – ao prometer uma resolução para a questão.

O Bolsonafros, grupo de apoiadores negros do candidato, chegou a propor a anexação de uma faixa de terra ao sul da Bahia “supostamente habitada por supostos quilombolas”, mas o deputado respondeu afirmando que já fechara acordo com as companhias aéreas Varig e Vasp para que fornecessem passagens gratuitas para cidades litorâneas a todos os cidadãos de MG.

Por fim, Bolsonaro asseverou que “embora não seja ainda a vez de um presidente mineiro, não mais faltarão neves em nenhuma estação no estado”.