19dez2017 | 12h20 | Lava Jato

Ao deixar prisão, Marcelo Odebrecht é homenageado por escola de samba X-9

A+ A- A

OBA OBA – “Quem me trouxe/ foi Cabral/ 40% já resolve o Carnaval/ é a X9, com Odebrê/ faz maravilhas e curte em Jurerê”. Este será o refrão do enredo “Toda Ponte Que Cai Um Dia Se Levanta, A Propina Vem De Longe, Vem de Nabucodonosor” da Escola X-9 Paulistana,
que promete polemizar no sambódromo de São Paulo no Carnaval 2018. O anúncio, feito nesta terça-feira, coincidiu com a saída de Marcelo Odebrecht da Carceragem da Polícia Federal de Curitiba.

Ailton Martinelli, presidente da escola de samba, disse que a identificação com o grupo Odebrecht foi natural: “O nosso nome é X-9, os caras fizeram a delação do fim do mundo, que mais você precisa pra provar que a coisa aqui é unha e carne?” Martinelli contou que o enredo vai traçar uma linha histórica da propina, começando na Babilônia e terminando no PMDB. “A gente conta ali um pouco da história dessa tradição tão brasileira. E como o Carnaval é a festa da democracia, cada ala vai representar um partido político”, adiantou. A comissão de frente vai relembrar o período em que a construtora baiana ajudou a recuperar uma reserva de tucanos no estado de São Paulo. Já a bateria vai emular o ritmo frenético com que surgiram obras, em ditaduras africanas, durante o governo do PT.

Gilmar Mendes é o nome mais cotado para o posto de rainha da bateria.