Gilmar Mendes precisou de ajuda técnica para aprender como negar um habeas corpus

20mar2018 | 15h57 | Justiça

Gilmar Mendes é visto vagando após negar habeas corpus

A+ A- A

DESERTO – Agentes de saúde e de segurança foram acionados na madrugada de segunda-feira para atendimento de uma ocorrência envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Segundo os profissionais envolvidos, Mendes estava vagando pela região central de Brasília, área conhecida como Cracolândia, balbuciando repetidamente a frase “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”. Fontes próximas ao ministro dizem que seu comportamento começou a mudar após ele proferir a sentença que negava habeas corpus coletivo a condenados em segunda instância.

Testemunhas afirmam que Mendes vagava pelas ruas ainda vestindo sua toga, o que teria levantado suspeitas de comerciantes locais, que acreditaram que o ministro fazia parte de alguma companhia de teatro amador. As autoridades foram acionadas e levaram o magistrado para uma unidade de atendimento onde ele foi medicado e posteriormente liberado com a apresentação de um habeas corpus de segurança encontrado no bolso de seu paletó.

Hoje pela manhã Mendes não se pronunciou sobre o ocorrido, mas entrou com pedido para que a região onde foi encontrado receba o nome de “Corpuslândia”, e que ali seja erguido um “Monumento ao Habeas Corpus Desconhecido”.