Especialista em virada de jogo, Gilmar tem sido cotado para substituir o jogador Marcelo nas quartas de final FOTO_FUTURA PRESS/FOLHAPRESS

03jul2018 | 16h15 | Justiça

Zebra à solta: depois de oito meses de invencibilidade, Gilmar Mendes nega habeas corpus

A+ A- A

SUPERIOR TRIBUNAL FEDEROVSKY – Haja acórdão, amigo! A bruxa está solta no STF! Não é apenas na Rússia que as zebras estão dando as caras durante a Copa do Mundo. Após um histórico de oito meses vencendo no mata-mata do habeas corpus, a estafa parece ter feito pesar a toga de Gilmar Mendes. “É preciso entrar no plenário respeitando o adversário e visando os três Poderes. O julgamento só termina quando acaba”, afirmou um ofegante Gilmar ao sair da última sessão, quando negou a liberdade a 14 acusados que haviam sido sentenciados pelo juiz Marcelo Bretas.

“O Gilmar tem experiência, malandragem e jogo de corpo. Isso é uma mudança de estratégia dele após ver as grandes zebras da Copa. Alemanha perdendo pra Coreia, Espanha perdendo pra Rússia e Ronaldo fazendo algum sentido nos comentários”, analisou o advogado de vídeo Antonio Carlos de Almeida e Castro, o Kakay Bueno. “É nesses momentos que você difere o magistrado comum do artista da toga.”

A mudança de estratégia pegou de surpresa os bolões e sites de apostas do mundo inteiro, que colocavam suas fichas numa campanha invicta de Gilmar até a grande final, a ser disputada contra Aécio Neves. O evento chegou a causar um abalo sísmico de 7 graus na escala Selic.