"Tem uma questão prática também. Cinco é um número redondo, sem decimal, fica mais fácil para o brasileiro padrão fazer conta", afirmou Guedes

26nov2019 | 18h04 | Economia

Paulo Guedes quer dólar a 5 reais em homenagem ao AI-5

A+ A- A

MERCADO DE PASSADOS – ‘Não se assustem se alguém pedir o dólar a 5 reais”, disse o ministro da Economia e da Apologia à Ditadura, Paulo Guedes, num encontro, hoje de manhã, com banqueiros e investidores formados na Escola de DOI-Chicago. “Com o dólar a 5 reais, o brasileiro não vai mais ter dinheiro para comprar nenhum produto de fora. Celular agora só da CCE. Bicicleta elétrica só da Gurgel. A isso dou o nome de Balança Cambial Patriótica.”

Guedes aproveitou para explicar que a subida do dólar até atingir 5 reais também atende aos anseios do governo, que pretende usar a moeda como forma de homenagear o Ato Institucional número 5. “Estudamos inclusive lançar uma cédula especial com o rosto do Médici, o nosso George Washington. Mas isso vai ficar a cargo de quem comprar a Casa da Moeda na privatização.”

Ao final da coletiva, Guedes ainda anunciou que o governo pretende fazer um IPO do próximo AI-5 na Bovespa. “Vai ser um sucesso. A maior parte do pessoal lá é liberal na economia e torturador nos costumes.”