Com um peso aproximado de 39 toneladas, a mesa deve ser um desafio de logística para o avião presidencial, acostumado a carregar somente 39 quilos em carga.

11fev2022 | 17h29 | Internacional

Rússia pede testes de Covid, e Bolsonaro decide levar própria mesa a Moscou

A+ A- A
MARCENARIA PLANALTO – A iminente visita de Jair Bolsonaro à Rússia ganhou um novo obstáculo hoje, quando o governo de Vladimir Putin revelou que vai pedir que a comitiva brasileira faça cinco testes de Covid antes do encontro diplomático. O Itamaraty tentou reverter a situação enviando documentos comprovando o histórico de atleta de Bolsonaro, mas o Kremlin foi irredutível.
Como não conseguiram combinar com os russos, o governo brasileiro partiu para um plano B e vai levar uma mesa de 97 metros de comprimento a Moscou. “Essa mesa daí foi uma ideia do Salles, tá ok?”, explicou Bolsonaro. “É uma obra de arte patriota que a gente vai mostrar lá para humilhar o Macron. É todinha de Ipê infralegal, uma maravilha.”
A ideia foi aprovada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que vê uma possível fonte de renda para o país: “A gente faz a mesa aqui, leva pra lá, faz a reunião e depois vende seminova pra eles. Isso deve gerar 10, 20, 30, 40, 50 bilhões pro país.”