Um tabuleiro de War foi instalado na presidência e uma rodada de emergência foi convocada para buscar uma saída para a guerra Foto: Alan Santos/PR

24fev2022 | 12h01 | Internacional

Itamaraty: Bolsonaro evitou a guerra, mas esqueceu de combinar com os russos

A+ A- A

FOSFOSOL – “No tocante a isso daí foi um lapso que acontece, tá ok?”, comentou o presidente Jair Bolsonaro sobre a falha de seu esforço em conter o conflito entre Rússia e Ucrânia. “A gente chegou lá e eu tinha tudo certinho na cabeça, mas me deixaram sozinho com um monte de russo falando russo e acabei esquecendo de combinar certinho.”

Enquanto a guerra começava a se desenrolar no leste europeu, a correria era grande nos corredores do Itamaraty. Fontes internas afirmam que cerca de 48 chapas para fritar hambúrgueres foram instaladas no local e que o diplomata Eduardo Bolsonaro foi chamado às pressas, tendo que interromper uma sessão de tiro ao alvo.

Algumas fortes medidas de sanção contra a Rússia já foram anunciadas pela diplomacia brasileira. Corte de laços no Facebook, unlike em fotos no Instagram e bloqueio de comunicação no Whatsapp estão entre elas. O governo também afirmou que caso a situação escale pode convocar o Gabinete do Ódio, capitaneado por Carluxo, para uma cruel batalha de memes.

Devido ao grau de diplomacia tóxica apresentado por Bolsonaro, autoridades mundiais pediram que o líder brasileiro fique longe de negociações de paz entre Israel e Palestina, Índia e Paquistão e Guarani e Ponte Preta.