Os rumores fizeram o preço do barril de leite condensado Brent disparar na bolsa de Rio das Pedras Foto: Reprodução

13maio2022 | 17h48 | Anúncios

Inflação chega ao leite condensado e Bolsonaro reage

A+ A- A

CASA CIVIL DA SOBREMESA – “Chega, vou intervir!” Assim o presidente Jair Bolsonaro reagiu à notícia de que a alta dos preços dos alimentos chegou ao seu querido leite condensado. “Todo mundo sabe que a alta da cenoura tem a ver com a guerra da Ucrânia, do alface é culpa do fique em casa e do tomate é porque ele é vermelho comunista. Agora, essa aí do leite condensado não tem desculpa, tá ok?”

Uma reunião de emergência foi convocada e um gabinete de crise passou a operar diretamente da dispensa do Palácio do Planalto. Fontes indicam que nenhuma carta está fora do baralho na busca pelo controle da alta da commodity.

A ala mais radical do governo, ligada aos militares, defende a construção de um leite-condensadoduto que facilitaria a logística e tiraria do preço final o gasto com frete, que por sua vez depende do preço do combustível, item que está fora do escopo do gabinete. Um outro grupo, da ala chamada ideológica, por sua vez propôs a estatização de todas as empresas produtoras do insumo. A medida seria implementada por decreto e usaria como base legal a defesa da soberania nacional.