"Um pedacinho do retrocesso no coração de São Paulo", anuncia a casa Foto: Alan Santos/PR

10jun2022 | 17h56 | Brasil

Tarcísio abre uma Fascisteria Gourmet para provar ser paulista

A+ A- A

PAULICÉIA ACUADA – “É um novo conceito em fascismo, uma coisa mais fora da caixa, sustentável, com uma pegada de ESG. Aqui a gente restringe a liberdade fingindo defendê-la.” É assim que a Fascisteria B17, recém-aberta no coração da Faria Lima, é descrita no folder enviado a dez entre dez moradores do condomínio Cidade Jardim. O empreendimento é uma iniciativa do ministro e pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcisio de Freitas, que resolveu abrir um comércio na capital paulista para mostrar que ele, ao contrário do ex-juiz Sergio Moro, tem como provar seu vínculo com o estado.

“Todo mundo sabe dessa capacidade que o paulistano tem de empreender”, explicou o ministro carioca, já em clima de campanha. “Esse povo herdeiro do grande Borba Gato criou a cevicheria, a temakeria e a caviarteria. Nada mais natural, portanto, que abrir uma fascisteria. É uma forma singela de prestar homenagem à cidade e ao presidente Bolsonaro ao mesmo tempo.
No menu do estabelecimento o cliente vai encontrar opções variadas de fascismo, do clássico old school italiano de Mussolini à corrente mais up to date trumpiana, que traz notas de Qanon e Proud Boys passando pelo brasileiríssimo Integralismo. Apesar dos apelos do ministro Paulo Guedes, Tarcisio não vai congelar o preço do menu fascismo degustação. “Ele tá achando que isso aqui é governo Sarney??”