28jul2022 | 12h42 | Brasil

Bolsonaro decreta 100 anos de sigilo sobre carta em defesa da Democracia

A+ A- A

GALVÃO… – “Todo mundo sabe que a Fiesp e a Febraban são historicamente dois antros de comunista”, explicou Bolsonaro, ao assinar um decreto que coloca a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito” em sigilo por um período de 100 anos. “Se eu não fizesse isso, que que vinha depois? Doleira de piroca? Esses esquerdistas são capazes de tudo.”

O decreto foi assinado logo depois de Bolsonaro saber que a carta já havia recebido mais de 100 mil assinaturas, incluindo até de executivos do mercado financeiro. “Mas esse negócio aí o Lira e o Guedes já vão resolver dando um Auxilio Brasil de 600 mil reais pra cada um daqueles meninos comprarem um coletinho que cubra também os braços”, explicou o presidente, referindo-se ao uniforme usado por dez entre dez jovens brancos heterossexuais da Faria Lima que subiram na vida por mérito próprio.

Bolsonaro argumentou que o decreto foi necessário diante do que chamou de “falta de fair play” da oposição. “Eu vou lá, agendo um golpe pro dia 2 de outubro, aviso todo mundo, chamo os gringo pra festa, cobro RSVP, e aí vem esse pessoal pra estragar minha diversão?” A reclamação foi corroborada pelo ministro da Eugenia, Paulo Guedes, que declarou: “Todo mundo defendendo a Democracia, banqueiro defendendo a Democracia, uma festa danada. Pera aí! Vai passear em Santiago, onde o Pinochet deu o golpe. Vai pra Bagé, conhecer onde nasceu o Garrastazu!”