07maio2025 | 13h26 | The Piauí Herald

Demora explicada: Lula adota sistema de conclave para fazer sua reforma ministerial

A+ A- A

Seção de humor da piauí

PIAZZA DEI TRE POTERI – Mais um dia de fumaça preta em Brasília. Após meses de expectativa por parte da imprensa, da classe política e da população, não foi hoje que o Palácio do Planalto entregou a sua reforma ministerial. A demora se deve ao novo sistema de votação, em que os ministros passam a ser escolhidos não mais pelo presidente da República, mas por um conclave formado por toda a base aliada.
“Sim, o cardeal arcebispo Rui Costa segue na Casa Civil, mesmo desagradando as correntes de esquerda, centro, centro-direita e extrema direita do Congresso Sistino. Mas como achar um nome com o qual todos concordem?”, explicou a carmelenga Gleisi Hoffmann. “Até lá, nada de mudanças drásticas no papado.”
Pelo novo sistema, Lula só promove uma mudança nos ministérios quando tem o aval de deputados, senadores, ministros, governadores, prefeitos, vereadores, juízes, desembargadores e conselheiros tutelares de todo o país. “A única exceção é quando o PP resolve indicar alguém com notório saber, como o André Fufuca, para uma pasta como os Esportes”, disse a carmelenga.