27jun2025 | 18h00 | Brasil

Lula desiste de reeleição para tentar vaga de deputado federal: “Muito mais poder”

A+ A- A

Seção de humor da piauí

DIVISÃO DE BASE – E vai se definindo o cenário para as eleições de 2026. Após longo período de indecisão, Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo: abrirá mão de concorrer mais uma vez à presidência da República para se lançar em um desafio muito maior: a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.

“Com as emendas do relator, qualquer deputado tem mais poder, prestígio e orçamento do que um ministro de Estado”, explicou Lula. “Disso eu sabia. Só que nessa semana, os deputados deixaram claro que mandam mais até do que o presidente da República”, complementou, referindo-se ao veto, no Congresso, do decreto presidencial que elevava a taxação sobre o IOF. “Então anota aí: é Lula 1313. O Brasil feliz de novo.”

O Partido dos Trabalhadores anunciou que vai sair apenas com Lula como candidato a deputado, no que seria uma maneira de concentrar votos e consolidar um único representante forte na Câmara. “Dessa maneira temos chances de conseguir a presidência da câmara, que é onde a política de verdade acontece”, afirmou Humberto Costa, presidente do partido.