O questões da ciência acaba de ganhar um irmão. O blog adere a uma das redes sociais que mais está crescendo no momento e passa a ter a companhia de um tumblr homônimo. O novo espaço será usado para a divulgação de fotos, vídeos e notícias de ciência e para a conexão com blogueiros interessados pelo tema.
O Tumblr se define como uma plataforma para compartilhar textos, fotos, links e arquivos de áudio e vídeo de forma simples e rápida. De fato, ele é muito mais intuitivo do que outras ferramentas para a publicação de blogs como o WordPress ou o Blogger. Mas seu grande diferencial em relação a elas é a possibilidade de os usuários se seguirem uns aos outros. Com um clique, o titular de um tumblr pode replicar um post que tenha gostado de um outro blog, o que favorece a disseminação de memes – textos, fotos e vídeos virais que se disseminam com grande rapidez pela web.
Essa plataforma é a coqueluche da vez no universo das redes sociais. O Tumblr tem apresentado crescimento vertiginoso: um levantamento realizado pela comScore mostrou que, só nos Estados Unidos, ela contava com 13,4 milhões de usuários em julho, o que representa um aumento de 218% em relação ao que tinha um ano atrás. Criada em 2007 por David Karp, a plataforma está prestes a atingir a marca de 30 milhões de blogs.
Cada vez mais, o Tumblr vem sendo adotado por jornais e revistas. O , a New Yorker e o Huffington Post são alguns dos veículos jornalísticos que apostaram na plataforma como espaço complementar para a publicação de conteúdo.
A proposta do tumblr do questões da ciência é divulgar fotos e vídeos de impacto vinculados ao noticiário científico. O novo blog vem sendo atualizado de forma experimental nos últimos dias. Entre os mais de dez posts que já estão no ar, o leitor vai se deparar com uma impressionante larva de besouro que se alimenta de anfíbios (foto que ilustra este post), com a adaptação para os quadrinhos da autobiografia do físico Richard Feynman e com uma rosa roxa geneticamente modificada, entre outras novidades.
Aos poucos, o blog deve se conectar a outros tumblrs, de forma a poder replicar os posts mais interessantes que se enquadrem na proposta do novo blog. A interface gráfica também deve sofrer alterações.
Os leitores do blog estão todos convidados a visitar o novo tumblr no endereço questoesdaciencia.tumblr.com.
Foto: G. Wizen et al. / PLoS ONE