As inscrições para a quarta edição da Jornada Galápagos de Jornalismo, programa gratuito voltado a estudantes e profissionais, estão abertas e se encerram na próxima terça-feira, 26 de março. A programação é composta por mais de oitenta horas de conteúdo divididas em masterclasses, painéis e entrevistas ao vivo com cerca de quarenta palestrantes e convidados, além de um laboratório de criação.
A jornada acontece de forma presencial em São Paulo entre 30 de junho a 10 de julho e tem a piauí entre os apoiadores. Ao longo desses onze dias, serão tratados temas diversos, em grande parte ligados à inteligência artificial (como ética, uso no jornalismo investigativo) e ESG, a sigla para boas práticas ambientais, sociais e governamentais (de letramento em sustentabilidade à regionalismo).
O treinamento é voltado para jornalistas e produtores de conteúdo de todo o país, com ênfase em diversidade. O curso é organizado pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia criada em 2019 pela jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.
Os convidados deste ano ainda serão anunciados. Nas mais recentes edições, participaram jornalistas como Renata Lo Prete, Elio Gaspari, Natuza Nery, Caco Barcellos, Mônica Bergamo e nomes de outras áreas, a exemplo do médico Drauzio Varella e do dramaturgo Walcyr Carrasco.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até terça-feira, 26 de março, no site da jornada. É possível enviar vídeos para complementar a inscrição.
Duzentos finalistas serão chamados para uma entrevista e, ao final do processo seletivo, trinta serão escolhidos para o treinamento presencial em São Paulo, com custos de alimentação, hospedagem e transporte cobertos pelo projeto. Na edição de 2023, participaram pessoas de dezoito diferentes estados. A página do programa no Instagram (@galapagosnewsmaking) traz mais informações e vídeos feitos por pessoas que passaram pela jornada.