A segunda edição da Jornada Galápagos de Jornalismo, um curso gratuito de capacitação e treinamento para jovens profissionais, acontece em São Paulo, de 20 de novembro a 2 de dezembro. O treinamento é voltado para estudantes universitários ou pessoas formadas em qualquer área interessadas em produzir conteúdo jornalístico digital. Ao todo, são 80 horas de palestras, debates, entrevistas ao vivo e oficinas sobre temas como liberdade de imprensa, fact checking, inclusão e diversidade na prática jornalística, cobertura com recorte de gênero, raça e classe, entre outros. O curso é organizado pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia criada em 2019 pela jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril. A piauí é parceira do projeto.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 19 de setembro através deste link. A seleção ocorre em duas etapas. Na primeira, serão selecionadas 200 pessoas de todo o Brasil para participar de entrevistas (ao vivo ou por videoconferência, a depender da localidade). Na segunda etapa, 30 pessoas serão escolhidas para o treinamento presencial em São Paulo, com tudo pago. Os participantes serão selecionados em um processo que considera a diversidade de gênero, raça, classe e região. Ao final, a piauí vai oferecer uma vaga de estágio a um dos participantes.
Neste ano, o curso será realizado em parceria com grandes empresas de tecnologia, como a Google News Lab, Meta e Twitter. Entre os jornalistas que já confirmaram presença como palestrantes estão Patrícia Campos Mello e Flavia Lima (Folha de S.Paulo), Juliana Dal Piva (Uol), Branca Vianna (Rádio Novelo), Chico Felitti, Cristina Fibe, Débora Freitas (CBN), Yan Boechat (Band), Daniel Bramatti (Estadão) e Rafael Sbarai (O Globo). O diretor de redação da piauí, André Petry, e o repórter da revista João Batista Jr. também vão participar do projeto.
“Levando em consideração que a realidade em redações brasileiras é cada vez menor, temos um contingente de jornalistas autônomos precisando de capacitação e renovação, então esse curso é pensado principalmente para o produtor solo de conteúdo”, afirma a fundadora da Galápagos Newsmaking. Segundo Zapparoli, boa parte dos participantes da primeira edição do evento, realizado em julho de 2019, estão empregados – e antes estavam fora do mercado de trabalho. “Como é um cardápio muito grande de temas tratados, a Jornada ajuda a despertar o olhar do jornalista para os seus interesses.”