Esta lasagna pode ser feita com as verduras e legumes que preferir e na quantidade que preferir (quanto mais recheada, melhor), o único cuidado é o tempo de cozimento de cada ingrediente para evitar que as cenouras (por exemplo) fiquem duras e as abobrinhas moles demais. Fizemos um refratário enorme para o almoço e sumiu em pouco tempo. Podemos atestar que o prato não é pesadão porque a redação trabalhou normalmente durante toda a tarde, ninguém escapou para um cochilo. Ignorem o enunciado enorme desta receita e não desanimem: o prato é muito fácil de fazer e fica vistosíssimo.
Aqui nosso pinguim com a travessa antes (como vocês podem notar, nosso forno está desequilibrado), e depois de 10 minutos:
Verduras:
3 abobrinhas
3 cenouras
1 brócolis bonito
Cogumelos paris (200 / 250) gramas
2 batatas
2 tomates
1 alho poró novo
4 ou 5 dentes de alho
Salsão – 2 talos
Cebolinhas (4 ramos)
Erva-doce em grãos
Uma embalagem de 250 gramas de folhas de lasagna fresca (vende no supermercado).
Para o molho bechamel:
100 gramas de manteiga
100 gramas de farinha
1 litro de leite
Noz moscada
Sal a gosto
Para finalizar o prato:
100g parmesão ralado
300g de mozzarela (opcional)
Modo de Fazer
Lave e escorra bem as verduras.
Corte os cogumelos em fatias finas, as cenouras, as abobrinhas, o salsão (ou aipo), as batatas em bastõezinhos (como para batata frita) e o brócolis em pedaços.
1 – Ferva em água salgada o salsão, as cenouras, as batatas e o brócolis e até que estejam al dente.
2 – Esmague o alho e doure em azeite extra virgem. Junte as abobrinhas e os cogumelos e deixe refogar em fogo médio até que cozinhem mas fiquem al dente. Desligue e reserve.
3 – Em outra panela coloque azeite, as cebolinhas e o alho poró picado em rodelas e deixe que refoguem por pelo menos 10 minutos. Nesse ponto, acrescente o salsão e as cenouras, as batatas e o brócolis. Cozinhe em fogo médio e, se necessário, acrescente uma xícara de caldo de verduras (ou água). Acrescente uma pitada de erva doce em grãos. Cozinhe até que tudo esteja al dente. Acrescente os cogumelos e abobrinhas e o tomate em cubinhos e misture cuidadosamente. Desligue o fogo.
Corrija o sal e a pimenta.
4 – Prepare o molho bechamel***:
Aqueça o leite e reserve (desligue quando começar a querer abrir fervura).
Derreta a manteiga cuidando para não deixar queimar. Retire a panela do fogo e misture a farinha aos poucos, cuidadosamente para evitar que se formem carocinhos. Devolva a panela ao fogo baixo e cozinhe mexendo sempre por uns 2 minutos. A mistura vai assumir um aspecto de pasta e vai desgrudar da panela. Retire novamente do fogo e comece a acrescentar o leite quente aos poucos, mexendo continuamente com a colher de pau. Salgue, acrescente a noz moscada ralada, misture e devolva ao fogo baixíssimo por entre 8 a 10 minutos ou até que a mistura vire um creme.
Agora monte o prato:
Em um pirex grande, unte o fundo com azeite e espalhe um pouco do creme bechamel. Cubra com as folhas de lasagna. Cubra as folhas (não precisa ferver antes) com bastante bechamel (+ 1 finíssima camada de mozzarela, se quiser) e espalhe uma camada de verduras. Cubra com uma chuva de parmesão ralado e repita a operação até terminar todos os ingredientes. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (200ºC) por 1 hora a 1h30, até que borbulhe e o queijo derreta. Retire o papel alumínio 10 minutos antes de tirar do forno para que o queijo doure.
A recomendação é esperar repousar por 10 minutos para servir, mas aqui todo mundo atacou assim que a travessa saiu do forno – parece que não comprometeu o resultado.
Fundo musical recomendado para inspirar a lasagna vegetariana: