Quando uma cozinha fica fechada por muito tempo, como a nossa ficou, antes de voltar à ação é preciso limpar tudo com muito cuidado. A tarefa parece chatérrima, mas não precisa ser: coloque uma roupa confortável (e se, para você, confortável é um bom par de saltos altos, brinco e colar, não se acanhe), prepare uma seleção das músicas mais animadas e mãos à obra. Além de ficar tudo fresco e perfumado, a alegria de reencontrar a sua querida cozinha vai se espalhar e repercutir na primeira receita que você preparar.
Para dar início a mais uma temporada da Cozinha Transcendental escolhemos uma receita de brigadeiro de colher por que é fácil, rápido e, como todo mundo sabe, brigadeiro tem gosto de alegria. Beth, nossa sous chef, reforçou a comemoração com seu insuperável Gelado Paulista e vai revelar a receita aqui, na segunda-feira. Hoje vamos de limpeza e brigadeiro.
No quesito limpeza contamos com as orientações de Julia Musa Magaldi, médica veterinária com pós graduação em vigilância sanitária, consultora (e leitora!) da Cozinha Transcendental. Compartilhamos a atenção profissional da Júlia com o grupo Pão de Açúcar e vários restaurantes de São Paulo. E o que teria uma médica veterinária a ver com vigilância sanitária? Tudo. Saibam que o Ministério da Agricultura, emprega exclusivamente veterinários para cuidar da área de alimentos de origem animal, e isso acontece pq além das aulas sobre clínica de animais de produção os veterinários estudam ainda duas disciplinas diretamente ligadas a qualidade dos alimentos,.
Vamos portanto às instruções da dra Júlia:
1ª – Faça uma boa faxina em toda a cozinha, lave o chão, a pia, as torneiras, os armários, limpe a mesa que você usa para preparar suas receitas. Não se esqueça dos eletrodomésticos: como as janelas e armários ficaram fechados durante esse tempo, todos esses equipamentos e os cantinhos da cozinha acumularam pó e precisam ser lavados. Dedique atenção especial aos puxadores dos armários e gavetas, inclusive o da porta da geladeira. Às vezes, somos obrigados a buscar um ingrediente durante o preparo de uma receita e, na pressa, pode acontecer do puxador ficar um pouco sujo – essa sujeira é um perigo.
2ª – Se ficaram em cima da pia durante a sua ausência, jogue fora imediatamente a esponja e o pano descartável multiuso e inaugure novos. Esponjas e panos merecem sempre atenção especial. Se puder usar só a esponja e evitar o pano, melhor. No final do dia, lave a esponja com água e detergente neutro. Faça assim: ferva um litro de água, desligue o fogo, coloque a esponja e deixe por 10 minutos. Retire e deixe secar. Guarde a esponja sempre bem seca.
As esponjas devem ser esterelizadas duas vezes por semana:
1) lave a esponja com detergente neutro e retire todos os resíduos de alimentos;
2) embeba a esponja completamente em água limpa;
3) leve por 2 minutos no microondas. Muito cuidado ao retirar para não se queimar.
OBS: esponjas metálicas não podem ser colocadas no microondas!
Os panos multiuso também devem ser lavados com detergente neutro e guardados secos. Evite manter panos úmidos na pia: além de ser um hábito horrível e cheirar mal, é perigoso.
3ª – Lave e reorganize a geladeira. Desligue-a da tomada para evitar choques e mãos à obra. Na parte interna, use a esponja do lado suave imersa em uma mistura de detergente e água limpa. Para finalizar, passe um pano limpo embebido em álcool 70%. Não utilize nenhum produto químico para evitar o risco de contaminar os alimentos.
O ideal é deixar a geladeira limpa, mas se não foi possível, a hora de fazer uma boa vistoria e descartar frutas, folhagens, carnes e pescados, leite e derivados é agora. Já que está com a mão na massa, aproveite e confira o rótulo de todos os produtos que vc tiver na despensa e jogue fora o que estiver fora do prazo de validade.
Com tudo cheiroso e em ordem, vamos aos brigadeiros:
2 latas de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó (e não achocolatado)
2 colheres de sopa de manteiga
Coloque a manteiga em uma vasilha bem grande e leve ao microondas para derreter. Misture muito bem o chocolate e quando estiver bem dissolvido e misturado, acrescente o leite condensado e misture bem.
Leve ao microondas em potência máxima por cinco minutos. A mistura vai borbulhar e subir (por isso é bom usar uma vasilha bem grande). Retire com cuidado para não se queimar e misture vigorosamente até que a massa fique lisa e brilhante. Devolva a vasilha ao microondas por mais 5 minutos, potência alta. Novamente a mistura vai borbulhar, subir e vai ficar com uma aparência estranha, cheia de bolhas e meio ressecada. Não se assuste. Retire a vasilha e misture vigorosamente mais uma vez até que a massa fique bem brilhante, lisa e cremosa. Repita o processo mais uma vez por 4 minutos. Pronto! Agora é só esperar esfriar para enrolar ou então comer às colheradas, como nós fizemos.
Uma observação: o tempo que o brigadeiro leva para ficar pronto depende muito da potência do microondas. O importante é observar a consistência da mistura depois de bater pela segunda vez. Um bom teste é jogar uma colherada da massa em um copo com água bem gelada. Se ao resfriar você gostar do ponto da mistura, está pronto. Se achar muito mole, devolva ao microondas por mais dois minutos, bata novamente. Repita o processo até chegar ao ponto do seu agrado. Se fizer apenas uma medida da receita (uma lata de leite condensado, 2 colheres de chocolate e uma de manteiga) o brigadeiro fica pronto mais rapidamente: duas etapas, uma de 5 minutos e uma de 4 minutos em potência alta.
Aqui as recomendações musicais da Cozinha Transcendental para limpar a cozinha com gosto:
(atencão, a recomendação é do editor de ordem na pia):
Nosso brigadeiro de colher não é fotogênico mas fica muito bom: