Marmita do domingo, 16 de novembro
Lentilhas com berinjela e salada de iogurte com pepinos
Ingredientes:
500 g de lentilhas
6 a 8 berinjelas pequenas, firmes e brilhantes
3 ovos
Farinha o quanto baste para empanar as berinjelas
Azeite
4 cebolas médias picadas (ou 3 grandonas)
2 embalagens de tomates sweet grape
4 colheres de chá (generosas) de sementes de cominho ou cominho em pó. Usamos sementes.
3 colheres de chá cheias de canela em pó
4 colheres de sopa de curry em pó ou pasta. Curry suave, ou mild, se não gostar de sabores muito picantes.
Sal e pimenta a gosto.
1 pitada de bicarbonato de sódio
Para espalhar entre a camada de berinjelas e a de lentilhas e conferir uma textura interessante: muitas nozes e muito queijo de cabra em bolinhas.
Para enfeitar:
Folhas bonitas de hortelã (para a salada de iogurte com pepinos)
Tomatinhos amarelos doces
Cebolinhas francesas picadas
Como fazer:
– Enxague as lentilhas em água fria corrente, escorra e coloque numa panela com água fervente e 4 dentes de alho. Tampe a panela e deixe borbulhando de 25 a 30 minutos. Escorra e reserve. Fique de olho no cozimento: as lentilhas devem manter a forma.
– Lave as berinjelas, retire o cabinho, corte em cubos pequenos (para que fritem rapidamente) e coloque em uma panela com água, sal e um pouquinho de bicarbonato de sódio. As berinjelas vão insistir em boiar. Coloque uma panela menor cheia água para fazer peso sobre elas e obrigar os pedaços ficarem submersos. Passe pela água fria, escorra bem e aperte com as mãos para retirar o excesso d’água. Note o caldinho escuro: é o que faz com que as berinjelas fiquem amargas. Passe os pedacinhos no ovo e na farinha e frite no azeite, o suficiente para untar bem as paredes da frigideira e o fundo, só até perder o cru (não precisa ficar dourado). Usamos uma panela de paredes finas e fizemos em várias rodadas de porções pequenas, de modo que cada pedaço de berinjela ficasse sempre em contato com as paredes da . Polvilhe sal, como se fosse batata frita, e reserve.
Aqueça o azeite na mesma frigideira ou , junte metade das cebolas picadas. Quando estiverem douradinhas, acrescente a berinjela já frita. Coloque o curry, a canela, duas colheres de cominho e os tomates doces picadinhos. Vire e revire até que os tomates comecem a querer derreter. O objetivo é que a umidade dos tomates pegue o gosto dos temperos e se misture ao empanado das berinjelas. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta a gosto, dando umas chacoalhadas na porção. Espalhe a mistura no fundo de um refratário ou de um tabuleiro e reserve.
– Frite a metade que restou da cebola picada no azeite até ficar douradinha, revirando sempre. Acrescente as lentilhas bem escorridas e refogue com duas colheres de cominho. Corrija o sal e a pimenta.
A marmita foi montada assim:
A camada de berinjelas, pedaços de queijo de cabra em bolinhas espelhados sobre as berinjelas intercalados com pedaços de nozes, generosamente. Por cima, as lentilhas. Lentilha é uma delícia mas tem uma cor meio desfavorável. Para enfeitar, uma borrifada de cebolinha francesa, aquela bem fininha e metades de tomatinhos doces amarelos. O ideal é dar uma boa regada de azeite antes de comer.
Em casa, o melhor é montar em uma travessa grande e cada qual se serve como preferir.
Ao lado, colocamos a salada de iogurte com pepinos, que fizemos com iogurte grego Iorgus (ele é mais consistente e não esparrama) e uma folhinha de hortelã bem bonita para enfeitar. O tipo de iogurte foi a única alteração, a salada foi feita exatamente conforme publicamos aqui:
Salada de iogurte e pepino
Para cada pepino japonês descascado e cortado em cubinhos, 1 copo de iogurte integral (com o grego fica melhor)
Acrescentar a gosto: azeite extra-virgem (usamos bastante), sal, pimenta, cominho em pó (bastante, tipo uma colher de sobremesa) e folhas de hortelã picadinhas (tipo um pires de café bem cheio).
Modo de fazer:
Salgue o pepino já cortado como se fosse comer imediatamente, mas se contenha e coloque em uma peneira por uns 20 minutos para que desidrate (vai soltar bastante água)
Transfira o pepino desidrato da peneira para a vasilha onde vai servir e misture todos os temperos. Prove e corrija o sabor a seu gosto. Pronto! Este molho acompanha muito bem os pratos condimentados, principalmente os que levam curry.