A 21ª DP (Bonsucesso) detém o maior índice de roubos a ônibus entre as nove maiores capitais brasileiras e o Distrito Federal. Foram 2.145 registros na delegacia carioca, enquanto Samambaia, segunda região da lista, teve 720 casos. A 21ª DP fica próxima de duas das principais vias expressas do Rio, as linhas Amarela e Vermelha, o que pode ajudar a entender a alta nos números. Foram 1.509 ocorrências em 2019, quase o triplo da segunda colocada no ranking carioca, a 39ª DP (Pavuna), com 584.
Em 2020, com a pandemia, o indicador teve queda expressiva, mas a mesma liderança. A delegacia de Bonsucesso registrou 636 casos e, a da Pavuna, 548. Ambos os bairros ficam na Zona Norte, região com maior ocorrência desse tipo de crime. Ela abriga alguns dos bairros mais pobres da cidade e tem densidade demográfica média para alta.
Já Zona Sul e Centro, que abrangem os bairros mais ricos, têm poucos casos desse tipo. Isso também ocorre na Zona Oeste. A região tem bairros ricos e pobres, mas conta com área bem extensa e, consequentemente, apresenta a menor densidade demográfica do município.
Fontes: SSP-DF e ISP-RJ, compilados pelo Pindograma