A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Como funciona o modelo de negócios da Lupa?

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.out.2015 | 09h10 |

A Lupa é uma empresa que atua nos ramos jornalístico e educacional. Como agência de notícias, vende suas reportagens (checagens) para publicação em outros meios de comunicação, a exemplos de agências internacionais como Reuters, AFP, EFE ou Bloomberg, por exemplo. Como iniciativa de educação promove treinamentos, workshops e palestras sobre checagem de fatos e desinformação.

Em quatro anos de trabalho, a agência publicou mais de 1,8 mil postagens – entre checagens, reportagens e artigos. Neste período, foi analisado o grau de veracidade de mais de 5 mil itens, entre falas de atores públicos relevantes e informações que circulam em redes sociais.

Estas verificações foram publicadas tanto no site da agência quanto em colunas em outros veículos de comunicação. Entre eles estão o jornal Folha de S.Paulo e a rádio CBN. O trabalho da Lupa também já foi redistribuído a partir dos portais UOL, Terra e Metrópoles, além da revista Época. Atualmente, o portal Yahoo! publica diariamente conteúdo produzido pela agência. A Lupa também atende jornais regionais e, desde sua fundação, teve colunas publicadas por Correio (BA), Gazeta do Povo (PR), O Liberal (SP), A Crítica (AM), Correio Braziliense (DF) e O Tempo (MG). Isso sem falar do site Catraca Livre e do canal de TV GloboNews, onde foram testados formatos diferentes de difusão de informação.

A venda de notícias para meios de comunicação ocorre por meio de uma mensalidade fixa ou por colunas vendidas individualmente. A Lupa faz uma reunião de pauta semanal, estabelece os principais assuntos a serem checados, faz sua apuração e retorna ao contato com os clientes para repassar o conteúdo para publicação. Não há qualquer interferência editorial externa na elaboração das pautas da Lupa ou na execução das checagens propriamente ditas. E todos os clientes da agência concordam – contratualmente – com isso.

Entre 2015 e 2018, a Lupa contou com um apoio financeiro da Editora Alvinegra, empresa fundada pelo documentarista João Moreira Salles para publicar a revista piauí. Em contrapartida a esse repasse financeiro mensal, a agência se comprometeu a publicar todas suas checagens em seu próprio site (hospedado no portal da revista) e, assim, a irrigar o ambiente digital da publicação. Por decisão de sua diretoria, a Lupa manterá seu site dentro deste ambiente. É fundamental, no entanto, ressaltar que não há nenhuma relação editorial entre a Lupa e a revista piauí.

Em 2017, a Lupa fundou o LupaEducação, estabelecendo sua segunda linha de receita. Hoje em dia, o programa oferece uma linha de palestras e workshops sobre fact-checking a estudantes e profissionais de qualquer formação. Também faz treinamentos in-company.

Em seu primeiro ano, o LupaEducação fez nada menos do que 24 workshops – uma média de dois por mês – e capacitou mais de 3 mil pessoas em todo o país.  Teve como clientes a Veja.com, a NSC e a TV Globo. Entre as palestras e oficinas que ministrou, a maioria foi presencial, mas a Lupa também foi convidada pelo Knight Center/Universidade do Texas a fazer um MOOC, curso online que contou com o apoio do Google e da Associação Nacional de Jornalistas (ANJ) e que reuniu 2.860 alunos.

No segundo ano, foram 34 workshops. O destaque especial fica por conta da rodada nacional feita em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e com o Facebook, que resultou no treinamento de 400 jornalistas para as eleições de 2018.

A terceira linha de receita da Lupa vem de projetos feitos com grandes plataformas. Em outubro de 2017, o Facebook, a rádio CBN e o Catraca Livre apoiaram a realização de dois workshops de checagem durante a quarta edição do Festival piauí GloboNews de Jornalismo. Juntos, ele aportaram aproximadamente R$ 35 mil para reunir em São Paulo 14 estudantes de jornalismo e 14 profissionais de comunicação vindos de diversas cidades do Brasil pelo período de dois dias.

Em dezembro de 2017, a Lupa recebeu um repasse de aproximadamente R$ 90 mil do Google para realizar parte das trilhas e os memes que estão disponíveis no site educativo www.fakeounews.org, uma parceria da agência com o Canal Futura em favor da educação digital.

Em 2 de abril de 2018, a Lupa anunciou o Projeto Lupe!, para construção de um chatbot e a gravação de uma série de boletins audiovisuais com checagens focadas no período eleitoral. O Lupe! teve um apoio financeiro do Facebook no valor de R$ 250 mil. Foram contratados para executar esse projeto o App Cívico (desenvolvimento do bot) e o Por quê? Economês em bom português (produção dos vídeos).

Em 10 de maio de 2018, a Lupa foi contratada e passou a integrar o time internacional do Third Party Fact-checking Project, do Facebook. Saiba mais sobre esse projeto aqui.

OUTROS NÚMEROS

Em seu primeiro ano de vida (2016), somando os contratos comerciais assinados com meios de comunicação do Brasil e os repasses feitos pela Editora Alvinegra, a Lupa dispôs de um orçamento anual de aproximadamente R$ 1 milhão. Em seu segundo ano de vida (2017), somando os contratos comerciais e as oficinas ministradas, o orçamento foi de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Em seu terceiro ano de vida (2018), a Lupa movimentou cerca de R$ 1,8 milhão. Em 2019, a receita da agência atingiu R$ 1,9 milhão – sendo 40% desse valor advindo das iniciativas educacionais.

Todos esses valores foram gastos na contratação dos profissionais que atuam na empresa (em quatro anos a equipe cresceu de quatro para 12 funcionários, chegando a 15 no período eleitoral), na manutenção do escritório da agência na Zona Sul do Rio de Janeiro, na compra de equipamentos e na produção do material jornalístico publicado no período (viagens, fotografias, banco de imagens etc).

A Lupa informa que está registrada na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro como uma empresa privada, no modelo de sociedade anônima (S.A). É comandada por três diretores, cada um responsável por uma das áreas fundamentais para a empresa: Conteúdo; Marketing e Educação; Estratégia e Negócios. Além disso, conta com três conselhos – Editorial, de Ética e de Negócios -, cada um formado por até quatro profissionais de relevante atuação em suas áreas, que auxiliam estrategicamente na condução da empresa.

(Atualização feita em 23 de janeiro de 2020)

Conheça os riscos de se fazer fact-checking.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

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