A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

O que é a Agência Lupa?

15.out.2015 | 09h01 |

A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Desde novembro de 2015, sua equipe acompanha o noticiário diário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. O resultado desse trabalho é vendido a outros veículos de comunicação e também publicado no próprio site da agência.

Desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo. Divulgou seu trabalho em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais. Tanto no Brasil quanto no exterior.

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo. Por este motivo, já foi convidada a representar o Brasil em eventos de alcance global como maratonas de checagem da Cúpula do G-20 e debates da eleição presidencial americana de 2016.

Como “membro verificado” da IFCN, a Lupa passa por auditorias independentes todos os anos e mantém em seu site – em cada uma das postagens – o selo verde de agência verificada. Veja a seguir o resultado das avaliações de 2017 e 2018, exatamente como consta no site do Poynter Institute.

Agência Lupa (Brazil | Mar 28 2017 | Renewed on Mar 8 2018 | cover letter | application | assessment | Year 1: application | assessment )

Pelos próximos anos, a Lupa ficará incubada no site da revista piauí, no modelo de startup. A Editora Alvinegra, que publica a revista mensalmente, é o principal investidor da agência e aposta em seu fortalecimento, aportando mensalmente a quantia necessária para seu funcionamento pleno e legal.

Em abril de 2017, a Lupa criou seu braço educativo, o LupaEducação, que consiste num programa de treinamento e capacitação de estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento em aprender técnicas básicas de fact-checking. Em seu primeiro ano de existência, o LupaEducação teve mais de 3 mil alunos.

(Atualização feita em 28 de maio de 2018)

Conheça nossa metodologia de trabalho.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo