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Entenda as etiquetas da Lupa

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.out.2015 | 09h03 |

A Lupa adota o sistema de etiquetas de classificação para aplicar às frases que analisa de acordo com sua metodologia. Essas etiquetas buscam identificar de forma clara e objetiva o grau de veracidade das declarações e das informações que circulam em redes sociais verificadas pela agência.

Atualmente, são nove as etiquetas usadas pela Lupa. Elas aparecem no site da agência logo abaixo das frases analisadas, como se fossem um carimbo. Também aparecem nas redes sociais da agência e todos os clientes da Lupa que fizerem uso do conteúdo checado pela agência devem usá-las.

A escolha da etiqueta sempre começa pelo repórter responsável pela checagem, mas precisa passar pela aprovação dos editores da Lupa. Em maio de 2018, a empresa adotou o sistema de dupla edição, o que significa que nenhuma checagem é publicada sem que ao menos três pessoas tenham lido seu conteúdo.

Há definições precisas para cada etiqueta, e a Lupa segue essas descrições à risca na hora de optar entre uma ou outra classificação. O alvo do trabalho do checador não é aplicar etiquetas, mas sim passar a informação correta a sua audiência. Assim, toda classificação é passível de revisão a partir de eventuais dúvidas ou discordâncias quanto ao carimbo adotado, seja por parte da audiência, seja por parte de quem é checado. Para isso, basta entrar em contato com a redação, a partir de uma das formas disponibilizadas pela agência.

Saiba agora o que significa cada etiqueta e quando elas são empregadas:

FALSO

Falso: A informação está comprovadamente incorreta.

CONTRADITÓRIO

Contraditório: A informação contradiz outra difundida pela mesma fonte antes.

VERDADEIRO

Verdadeiro: A informação está comprovadamente correta.

AINDA É CEDO PARA DIZER

Ainda é cedo para dizer: A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é.

EXAGERADO

Exagerado: A informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real*.

SUBESTIMADO

Subestimado: Os dados reais são ainda mais graves dos que o mencionado. A informação foi minimizada de 10% a 100%*.

INSUSTENTÁVEL

Insustentável: Não há dados públicos que comprovem a informação.

VERDADEIRO, MAS

Verdadeiro, mas: A informação está correta, mas o leitor merece um detalhamento.

DE OLHO

De olho: Etiqueta de monitoramento.

Não há nada que proíba a Lupa de criar novas etiquetas nem de eliminar alguma existente. A partir de seu segundo aniversário (em novembro de 2017), a agência passou a publicar reportagens em que recheca frases etiquetadas como “de olho”. O intuito é ver se houve alguma evolução em promessas analisadas anteriormente. Veja aqui um exemplo.

Em maio de 2018, a agência optou por diminuir o uso dos pinguins do cartunista Caco Galhardo, imagens que marcaram seu trabalho ao longo dos dois primeiros anos de vida.

* A fixação das bandas de 10% e 100% para etiquetas bem como a criação do “subestimado” foram anunciadas em 13 de agosto de 2018, por conta das eleições 2018. Veja aqui.

(Atualização feita em 1º de março de 2021)

A Lupa tem um conselho editoral?

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

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SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
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