A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Como proceder na gravidez em tempos de zika? (Divulgação/MS)
Como proceder na gravidez em tempos de zika? (Divulgação/MS)

Zika: qual a indicação das redes sociais das capitais?

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.dez.2015 | 15h22 |

Nas 14 cidades que enfrentam epidemia de microcefalia (má-formação congênita ligada ao vírus zika), o principal encaminhamento dado pelas autoridades é indicar uma ida às unidades básicas de saúde.

Durante três dias, 12 prefeituras responderam a duas perguntas feitas nas redes sociais por dois perfis criados pela Lupa. B. é mulher, está grávida, teve zika e busca informações. P. é homem, apresenta sintomas de gripe, manchas vermelhas pelo corpo e precisa de orientação.

Veja as avaliações sobre o conteúdo das respostas oficiais dadas a P. e B.:

1- P. recebeu 10 respostas. Em todas, ele foi orientado a procurar uma unidade básica de saúde.

2- B., que também teve 10 respostas, recebeu instruções divergentes. Sete prefeituras mandaram que a grávida procurasse uma unidade básica de saúde. Duas, que buscasse um médico, e a de Salvador surpreendeu, indicando o Ministério da Saúde como fonte de informação.

3- A Lupa recorreu às secretarias municipais de saúde para saber se suas unidades básicas de atendimento tinham tido algum tipo de incremento de pessoal e/ou material. Cinco das 14 secretarias responderam, e somente duas informaram aumento de pessoal e/ou material. O Distrito Federal informou que deu posse a 628 concursados da Saúde, e Teresina, que convocou 2.892 profissionais para atuar na capital.

4- Em seu site, o Ministério da Saúde informa que gestantes não devem usar medicamentos não prescritos pelo profissionais de saúde, que devem fazer pré-natal qualificado, assim como todos os exames previstos nesta fase. Também sugere que grávidas usem repelentes e vistam roupas longas. Nenhuma das 12 cidades que retornaram às consultas de P. e B. deram informações nessas direções.

5- Ainda em seu site, o ministério indica que quem tem febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo deve ir “imediatamente a uma unidade de saúde do SUS”. O mesmo senso de urgência só foi informado a P. por uma prefeitura (a de Maceió) e à B. por duas: Goiânia e Rio de Janeiro.

6- O Ministério também sugere que se evite o acúmulo de água parada em casa ou no trabalho. Apenas a Prefeitura de São Luís deu essa instrução.

O monitoramento da Lupa foi feito entre às 17h30 do dia 1 e às 10h30 do dia 4 de dezembro. As cidades alvo de checagem foram: Recife, João Pessoa, Natal, Aracaju, Maceió, Salvador, Teresina, São Luís, Palmas, Goiânia, Campo Grande, Fortaleza, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

DE OLHO

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo