A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Evento teste no campo onde será a disputa de golfe, que retorna a competição nesta edição | Divulgação: Gabriel Heusi- Governo Federal
Evento teste no campo onde será a disputa de golfe, que retorna a competição nesta edição | Divulgação: Gabriel Heusi- Governo Federal

Só cinco das 45 modalidades olímpicas foram disputadas em todas as edições dos Jogos

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.ago.2016 | 07h00 |

Nas 28 edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados desde 1896, a intermitência das modalidades em disputa salta aos olhos do bom observador. Na Rio 2016, dois esportes voltaram a fazer parte do cardápio da competição internacional. O rugby, que reestreou no último dia 6, havia sido disputado em 1900, 1908, 1920 e 1924. O golfe, que começa nesta quinta-feira (11), só tinha sido visto nas edições de 1900 e 1904.

A Lupa, em parceria com o jornal Nexo, foi procurar na base de dados do Comitê Olímpico Internacional (COI) outros esportes que entraram e saíram da grade olímpica e acabou encontrando uma série de curiosidades. Você sabia, por exemplo, que, das 45 modalidades que são ou que já foram consideradas olímpicas, só cinco foram disputadas em todas as edições dos Jogos modernos? São elas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística e natação.

O polo aquático e o remo ficam de fora desse grupo por muito pouco. As duas modalidades só não foram disputadas em caráter olímpico na primeira edição dos Jogos, em 1896.

Agora veja abaixo outras curiosidades sobre os esportes olímpicos, mais uma entrega da série “Dados de Ouro”:

UMA ÚNICA EDIÇÃO

Sete das 45 modalidades que são ou que já foram consideradas olímpicas algum dia participaram de apenas uma edição dos Jogos modernos. E todas elas tiveram sua chance de ouro entre 1900 e 1920.

Em 1900, o cricket constou da agenda dos Jogos, mas desapareceu para sempre do evento. O cricket é uma espécie de golfe em que o atleta, usando um bastão, tenta passar uma pequena bola entre uma série de arcos fixados num campo de grama. O roque, tido como a versão americana do cricket, também teve seu momento olímpico. Apareceu na edição de 1904, mas também nunca mais retornou à competição.

O ano de 1908 foi riquíssimo no que diz respeito a modalidades olímpicas deixadas para trás. Foi nele que se viu – pela primeira e única vez – motonáutica, uma competição de barcos com propulsão por motor de explosão, tipo diesel. Também se disputou naquele ano jeu de paume, uma modalidade que precedeu o tênis e que só foi disputada por ingleses e americanos. Por fim, em 1908, houve o campeonato de raquetes, um esporte parecido ao squash, só que totalmente dominado por ingleses.

O hockey de gelo, por sua vez, foi jogado na edição de 1920. Em 1924, quando começaram a ser disputados os Jogos Olímpicos de Inverno, ele migrou de competição. Fazia mais sentido ter a modalidade no frio.

AS EX-OLÍMPICAS

E quais são os esportes que  tinham força, mas perderam relevância ao longo do tempo? O cabo de guerra foi uma modalidade forte. Foi disputado em caráter olímpico entre 1900 e 1920, somando cinco edições, depois desapareceu.

O beisebol olímpico também existiu ao longo de cinco edições dos Jogos. Começou em 1992 e só foi suspenso do cardápio em Londres 2012, sob a alegação de que não havia atraído os principais atletas da modalidade e que, por isso, não refletia a real disputa do esporte. No último dia 3, o COI anunciou oficialmente que cinco modalidades serão incluídas nos Jogos na edição de Tóquio 2020. O beisebol está na lista. Somam-se a ele skate, surfe, caratê e escalada que estrearão na disputa no Japão.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo