A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Annie Zanetti/CBN
Foto: Annie Zanetti/CBN

Na CBN, Fernando Haddad exagera total de novas matrículas em creches

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
31.ago.2016 | 12h55 |

Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição pelo PT, Fernando Haddad, foi sabatinado pela CBN SP. A equipe de jornalistas da Lupa acompanhou a entrevista, verificando o grau de veracidade das afirmações dele. Veja o resultado do trabalho logo abaixo:

Ao falar sobre os avanços registrados pela cidade na área da Educação, Haddad disse:

“Abrimos 403 creches na cidade de São Paulo (…) 403 novas creches representaram, na Educação Infantil, a abertura de 100 mil novas matriculas”

EXAGERADO

De acordo com o site PlanejaSampa, desde 2013, foram implantadas na capital paulista 394 novas creches – e não 403, como foi citado pelo candidato na sabatina. São nove a mais.

Mantido pela prefeitura de São Paulo, o site ainda informa que, entre 1 de janeiro de 2013 (início da gestão Haddad) e 2 de agosto de 2016, o número de matrículas em creches subiu em 78.961 – 21 mil a menos do que citou o candidato. Na Educação Infantil (que engloba creches e pré-escolas) o aumento foi de 96.514, sendo 17.553 na pré-escola.

Atualização às 13h44:  A prefeitura de São Paulo enviou nota  informando que até o fim do ano, pretende-se chegar a 100 mil vagas em creches.


Ao falar sobre os Centros Educacionais Unificados (CEUs), Haddad destacou que:

“Um (foi) entregue. Oito (estão) em obras, e seis começado a obra”

VERDADEIRO, MAS

Ainda de acordo com o site PlanejaSampa, com dados atualizados em 24 de agosto, um CEU foi concluído, oito estão “em obras ou implantando estruturas”, e seis, em fase de licitação.

Mas, na campanha de 2012, Haddad prometeu ampliar a rede de CEUs construindo 20  novos centros. Essa meta também consta no PlanejaSampa. 

Na entrevista à CBN SP, o candidato à reeleição justificou o atraso no cumprimento da meta, alegando que “não houve repasse do governo federal, que tem faltado com a cidade”. Em seguida, prometeu que todos os CEUs serão entregues em 11 meses.

Atualização às 13h44: A prefeitura de São Paulo enviou nota informando que  existem “oito centros em obras, que devem ser entregues até dezembro deste ano. Os contratos para construção de outros seis CEUs foram assinados na última semana de julho e já estão com ordem de início das obras.”

(Com Marina Estarque e Raul Galhardi)

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo