A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Jandira foi sabatinada no dia 19/9 pelo RJTV - 1ª edição | Crédito: Reprodução Globo Play
Jandira foi sabatinada no dia 19/9 pelo RJTV - 1ª edição | Crédito: Reprodução Globo Play

No RJTV, Jandira critica educação municipal, mas erra dados sobre Ideb

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.set.2016 | 19h05 |

Nesta segunda-feira (19), a candidata Jandira Feghali (PC do B) foi entrevistada pelo RJ TV – 1º edição. No programa, Jandira foi indagada sobre o baixo desempenho da cidade de Belfort Roxo, administrada por seu partido, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de educação do país.

Em sua defesa, Jandira afirmou que Belford Roxo tem poucos recursos e que outros municípios do estado do Rio de Janeiro também não tiveram bons resultados. Segundo a candidata:

“No Sudeste, entre as 500 melhores cidades no Ideb, não há nenhuma do estado do Rio”

FALSO

A Lupa fez um levantamento no site do Ideb, que reúne todos os municípios que possuem este indicador. Nos anos iniciais da educação fundamental, duas cidades do estado do Rio constam no ranking dos 500 melhores Ideb do Sudeste. São elas: Comendador Levy Gasparian (RJ) e Trajano de Moraes (RJ).

Já nos anos finais da educação fundamental, a lista aumenta bastante. Há 31 cidades do RJ entre as 500 melhores do Sudeste. São elas, por ordem de melhores notas: Santo Antônio de Pádua, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Miracema, Eng. Paulo de Frontin, Aperibé, Cordeiro, Itaperuna, Porciúncula, Quissamã, Rio das Ostras, Teresópolis, Duas Barras, Paty dos Alferes, Piraí, Sapuacaia, Varre-Já, Bom Jardim, Comendador Levy Gasparian, Paracambi, Paraty, Resende, S.J. do Vale do Rio Preto, Armação de Búzios, Cardoso Moreira, Quatis, Santa Maria Madalena, Itatiaia, Mangaratiba, Rio de Janeiro e Três Rios.

A Lupa analisou ainda o ranking dos 500 melhores Ideb do país como um todo – não apenas o Sudeste. Nos anos iniciais do ensino fundamental, realmente não há nenhum município fluminense. Mas, nos anos finais do segmento, há cinco cidades: Santo Antônio de Pádua, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Miracema, Eng. Paulo de Frontin.

Jandira só teria acertado se tivesse dito que o Estado do Rio não tem nenhum município entre as 500 melhores cidades do país no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental.


Ainda falando sobre Ideb, Jandira Feghali disparou contra a gestão atual. Disse que:

“A cidade do Rio piorou no Ideb”

EXAGERADO

É bem verdade que, desde 2005, o Ideb do município do Rio para os anos iniciais do ensino fundamental vem melhorando. Pulou de 4,2 para 5,6 nos últimos dez anos.

Mas, nos anos finais do ensino fundamental, a curva tem sido estável desde 2011,  oscilando entre 4,4 e 4,3, numa queda de apenas 0,1 entre 2013 e o ano passado.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo