A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Pedro Paulo foi o quarto entrevistado pelo RJ TV | Crédito: Reprodução Globo Play
Pedro Paulo foi o quarto entrevistado pelo RJ TV | Crédito: Reprodução Globo Play

Pedro Paulo exagera no número de viagens em ônibus climatizados no Rio

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.set.2016 | 17h50 |

Em entrevista ao RJTV 1º edição, o candidato do PMDB à Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, foi questionado sobre a promessa que a prefeitura, da qual fez parte, fez – e descumpriu – de climatizar os ônibus da cidade. Ao defender a atual gestão, o candidato afirmou:

“Hoje 70% das viagens são climatizadas”

EXAGERADO

A Lupa fez um levantamento de dados junto à Prefeitura antes do início da campanha eleitoral e requisitou o percentual de viagens climatizadas na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, em agosto, 57,93% das viagens feitas no Rio contam com refrigeração. A nota afirma ainda que este valor atende à meta da própria prefeitura.

Em dezembro de 2015, o prefeito Eduardo Paes publicou no Diário Oficial do Município reduzindo para 70% a meta de ônibus com ar condicionado que circularia no Rio até dezembro de 2016. Em 12 de janeiro, o Ministério Público do Rio entrou com a ação pedindo a suspensão do decreto. Em julho deste ano, o juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, manteve a obrigação do município de cumprir o cronograma de climatização de 100% da frota. A Prefeitura já reconheceu que não conseguirá atingir essa meta.


Ao ser questionado sobre a falta de promessas em seu programa de campanha voltadas para mulheres vítimas de violência doméstica, Pedro Paulo disse que a prefeitura está realizando esforços nesta área:

“Nós inauguramos duas Casas (da Mulher), que tratam da violência contra a mulher. Uma em Bangu, outra em Madureira”

VERDADEIRO, MAS

No último Dia Internacional das Mulheres, a prefeitura inaugurou duas Casas da Mulher. Uma em Madureira, como afirmou Pedro Paulo, mas a outra é em Realengo. As inaugurações foram publicadas no Diário Oficial da cidade.

Em Bangu, a prefeitura inaugurou o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em 2012, e ele tem como uma de suas prerrogativas o atendimento a mulher vítima de violência.


Pedro Paulo também foi questionado sobre o número de políticos do PMDB envolvidos em escândalos de corrupção. Nesse momento da entrevista, o candidato afirmou que a ética é individual, que todo partido tem problemas e que ele, pessoalmente, não tem investigação sobre mal uso de dinheiro público:

“Não tenho um processo qualquer que fale de mal uso de dinheiro público”

VERDADEIRO

De acordo com a plataforma Excelências, que é mantido pelo Transparência Brasil e que  monitora ocorrências judiciais dos parlamentares, o Pedro Paulo não possui nenhuma ocorrência na Justiça ou em tribunais de conta.


Durante a entrevista, o candidato foi questionado sobre a estagnação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental. Ao rebater, Pedro Paulo afirmou:

“Nos anos iniciais (do Ideb), nós avançamos e temos o melhor desempenho desde que o índice foi criado, em 2005”

VERDADEIRO

De acordo com o Ministério da Educação, o Ideb da rede municipal do Rio nos anos iniciais do ensino fundamental cresce a cada edição. Em 2005, era de 4,2. Em 2007, 4,5. Em 2009, 5,1. Em 2011, 5,4. Em 2013, enfrentou mínima retração, fechando em 5,3. Na última edição, a de 2015, o indicador voltou a subir. Chegou a 5,6.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo