A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Eduardo Anizelli/Folhapress
Eduardo Anizelli/Folhapress

Lupa checou ao vivo debate da Folha/UOL/SBT com candidatos de SP

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.set.2016 | 12h10 |

A equipe de jornalistas da Lupa acompanhou ao vivo o debate promovido nesta sexta-feira (23) pela Folha, o UOL e o SBT com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Participaram do encontro os candidatos Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB), Fernando Haddad (PT), Luiza Erundina (PSOL) e Major Olímpio (Solidariedade). Veja as checagens que foram publicadas em tempo real no live blogging da Folha e no Twitter @agencialupa:

MARTA SUPLICY:

“O prefeito atual prometeu 20 CEUs, mas não conseguiu (fazer)”

VERDADEIRO

Segundo o PlanejaSampa, Fernando Haddad tinha uma meta de construir 20 unidades, mas entregou apenas uma. Há 14 em obras ou implantação de estruturas. Outros sete em etapas anteriores ao início da obra.


JOÃO DORIA:

“O Pacaembu será concessionado”

CONTRADITÓRIO

Não foi isso que o candidato disse em entrevista ao jornal El País e à rádio Joven Pan recentemente. Nessas ocasiões, o candidato falou que venderia o espaço.


MARTA SUPLICY:

“Escolas de tempo integral estão na nossa proposta (de governo)”

FALSO

Não há referências a escolas em tempo integral na proposta registrada pela candidata no TSE.


LUIZA ERUNDINA:

“(Há um) Déficit de 100 mil vagas nas creches municipais”

VERDADEIRO

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o déficit, em junho deste ano, era de 106.930.


CELSO RUSSOMANNO:

“Vamos fazer o hospital dos idosos”

DE OLHO

Esta promessa não consta no programa de governo que o candidato apresentou ao TSE.


FERNANDO HADDAD:

“Criei 33 Hospitais Dia na Rede Hora certa, 21 fixos”

EXAGERADO

O site PlanejaSampa, mantido pela Prefeitura, informa que são 14 – e não 21 – fixos.


FERNANDO HADDAD

“Marta, você prometeu (fazer) um CEU da Saúde (em 2004)”

VERDADEIRO

A proposta de construir um CEU da Saúde foi realmente apresentada pela candidata na disputa de 2004. Ela falou sobre o assunto em debates e entrevistas da época. Há inclusive estudos sobre o assunto. Veja aqui um deles.


MARTA SUPLICY:

“Consegui diminuir a mortalidade materna em 30% (quando prefeita)”

EXAGERADO

Segundo relatório do Comitê da Mortalidade Materna, durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2004), o número de mortes materna variou entre 146 (2001), 159 (2002), 147 (2003) e 156 (2004). Os números flutuantes não permitem afirmar que houve uma diminuição de 30% na mortalidade materna. Se considerarmos que foram 178 mortes no momento antes de a prefeita assumir, houve uma diminuição de 22 casos. Uma retração de 12,3%.

Importante observar que a variação anual é grande e fica difícil comprovar tendências. Em 1993, constam 78 mortes apenas.


MAJOR OLÍMPIO:

“Eu propus a CPI do Metrô”

VERDADEIRO, MAS

No site da Assembleia Legislativa de São Paulo, o candidato consta como um dos responsáveis pela coleta de assinaturas para a abertura da comissão parlamentar de inquérito sobre o metrô de São Paulo. Mas ele o fez ao lado da bancada do PT, PSOL e do PCdoB. Aliás, na época, Major Olímpio era do PDT.


LUIZA ERUNDINA:

“Nós vamos iniciar com Tarifa Zero no final de semana”

DE OLHO

A proposta não consta no programa eleitoral apresentado pela candidata ao TSE. Erundina promete “avançar numa política tarifária social”, mas, ao contrário de outros candidatos do PSOL, não fala de Tarifa Zero nem da forma como ela seria implantada / utilizada.


JOÃO DORIA:

“Nós temos mais de 410 mil pessoas esperando (na fila de exames)”

VERDADEIRO, MAS

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em julho, a fila por exames em São Paulo reunia 417 mil pessoas.

Mas cabe esclarecer que, no setor, o indicador considerado mais importante é o tempo de espera, que caiu de 185 dias para 96 dias, entre 2012 e 2016.


CELSO RUSSOMANNO:

“Eu tenho menos tempos de TV do que os meus adversários”

EXAGERADO

Segundo o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), entre os 11 candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo, Russomanno é o que tem o quarto maior tempo, com 1min12seg. Só fica atrás de João Doria (3min06seg), Fernando Haddad (2min35seg) e Marta Suplicy (1min57seg).


(Com Marina Estarque)

Nota 1: A Lupa abre espaço para as campanhas contestarem as informações e mandarem seus posicionamentos sobre as checagens acima. Por favor escreva para lupa@lupa.news 

Nota 2: A participação dos candidatos teve como critério o fato de seus partidos terem bancadas na Câmara dos Deputados com mais de nove parlamentares, conforme a legislação vigenteAlém disso, o Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido do PSOL e permitiu a organizadores dos debates que convidassem outros candidatos que não atendam a esse requisito, o que possibilitou a participação da ex-prefeita Luiza Erundina. O debate teve duração de 1h30 e foi dividido em três blocos.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo