A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Crédito: Ricardo Porto
Crédito: Ricardo Porto

Falso: Bolsonaro diz que tiroteio em boate gay ocorreu devido a desarmamento

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.set.2016 | 13h03 |

Na manhã desta sexta-feira (23), o candidato do PSC à Prefeitura do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro, foi sabatinado pela CBN RJ. A equipe de jornalistas da Lupa acompanhou a entrevista, verificando o grau de veracidade das afirmações dele. Veja o resultado do trabalho – que também foi divulgado na CBN – logo abaixo.

Ao defender uma maior liberação para o uso de armas, sobretudo por parte da Guarda Municipal, o candidato afirmou que:

“Lá (EUA) onde acontece (tiroteio) são locais onde há desarmamento. Onde não vai ter ninguém armado. Foi assim na boate gay (de Orlando)”

FALSO

As leis para posse de arma nos Estados Unidos variam de estado para estado, e a Lupa checou como funciona na Flórida, já que o candidato mencionou o ataque à boate Pulse, de Orlando.

Segundo a Associação Nacional do Rifle, o principal grupo de pressão em favor das armas nos Estados Unidos, a legislação da Flórida é bastante positiva, em seu favor. Reconhece o direito do cidadão de ter e portar armas de fogo para caça, atividades esportivas e defesa de si, de sua família, de sua casa, negócios e pertences. Basta que a pessoa tenha mais de 21 anos, vá a uma loja, exponha seu desejo de compra e aguarde três dias úteis para receber o armamento. O comprador, segundo a lei, só não pode ter antecedentes criminais, ser comprovadamente viciado em drogas ou álcool ou ter passado por uma instituição para tratamento de transtornos mentais.

Vale ressaltar ainda que, em fevereiro, o Câmara dos Representantes da Flórida, o equivalente à Assembleia Legislativa, aprovou uma lei polêmica que permite o porte de armas em universidades. Ou seja, as armas estão ganhando espaço por lá. Não é um local de desarmamento, como disse Bolsonaro.

Por fim, o americano que abriu fogo na boate Pulse comprou armas legalmente naquele estado. Omar Mateen tinha licença válida até 2017.

Atualização às 19h22 de 23 de setembro de 2016: A campanha de Bolsonaro repudia a etiqueta “falso”. Em nota, afirma que “a boate Pulse era ‘gun free zone’ (zona livre de armas)” e que o candidato “não disse que a Flórida inteira passava pelo desarmamento e muito menos que este seria o motivo da tragédia”. Leia aqui a íntegra do comunicado.


Flavio Bolsonaro falou ainda sobre suas outras atividades, além da política, e disse:

“Eu sou comerciante também”

VERDADEIRO

Flávio Bolsonaro é dono de uma franquia da Kopenhagen, loja que vende chocolates, na Barra da Tijuca. Ele conta isso no perfil que a revista piauí publicou neste mês de setembro sobre seu pai, Jair Bolsonaro. Segundo a revista, o candidato costuma estender um cartão de visita dele, explicando que é comerciante e que  “é importante ter um plano B na vida já que a gente nunca sabe quanto tempo vai permanecer na política”.

(Com Marina Estarque)

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo