A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Redação da Univisión em Doral (FL). Foto: Divulgação
Redação da Univisión em Doral (FL). Foto: Divulgação

Lupa participa de maratona de checagem do debate entre Trump e Hillary

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.out.2016 | 12h40 |

A Agência Lupa e outras 10 plataformas de fact-checking latino-americanas estão reunidas desde o início desta semana em Miami para, junto com a equipe de checadores do canal de televisão Univisión, acompanhar de perto o último debate presidencial dos Estados Unidos. O evento está marcado para ocorrer na noite desta quarta-feira (19) na Universidade de Nevada e será retransmitido também no Brasil pela GloboNews.

(Atualização às 10h38 do dia 20 de outubro de 2016: Veja aqui o resultado deste trabalho)

No grupo de mais de 25 jornalistas que se preparam para checar – ao vivo – o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton, estão representantes do The New York Times en espanhol (EUA), Colombiacheck (Colômbia), Ojo Público (Peru), Animal Político (México), El Objetivo (Espanha), Semanario Universidad (Costa Rica), La Nación (Argentina), UYCheck (Uruguai) e Plaza Pública (Guatemala), além da Lupa e da própria equipe de checadores da Univisión, um dos principais canais em espanhol dos Estados Unidos.

A maratona de checagens, batizada em espanhol como “factatón” (maratona de fatos), pretende chamar a atenção do público para a importância de observar, desconfiar e questionar o que é dito por políticos em geral. Na primeira reunião preparatória, os checadores elaboraram uma lista de situações em que o eleitor deveria ficar ainda mais atento. Veja abaixo algumas delas:

Acompanhe a cobertura do “factatón” no @agencialupa

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo