A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Black Friday 2016: Checamos ofertas em quatro grandes lojas virtuais

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.nov.2016 | 00h04 |

Todos os anos debate-se a existência da chamada “Black fraude” – descontos que não são verdadeiros e que aparecem como grandes ofertas na última sexta-feira do mês de novembro, quando os EUA e diversos países realizam a Black Friday.

Nos últimos meses, acompanhamos os preços de cerca de 30 produtos em quatro das principais lojas virtuais do país. Veja abaixo o resultado desse levantamento.

Câmera Digital GoPro – no Submarino

FALSO

A liquidação da “Câmera Digital GoPro Hero Plus 8.1MP com WiFi Bluetooth e Gravação Full HD Preta” durante a Black Friday deste ano foi falsa no Submarino. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 999,99.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 6 de junho, o site cobrava R$ 899,10 pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 999,99.

O valor oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 é idêntico ao da semana passada. Além disso, representa uma alta de 11,2% em relação ao preço de junho, o menor do período pesquisado.

Procurado, o Submarino disse que o produto fazia parte das ofertas antecipadas da Black Friday durante o mês de novembro e manteve o preço para a data de hoje. Confira a nota.


Bicicleta Caloi – no Submarino

FALSO

A liquidação da “Bicicleta Caloi Andes Aro 26 21 Velocidades Preta Fosco” durante a Black Friday deste ano foi falsa no Submarino. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 480.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 19 de abril, o site cobrava R$ 399,00 pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 539,99.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma alta de 20,3%  em relação ao preço de abril, o menor do período pesquisado.

Procurado, o Submarino disse que se comprometeu a oferecer o melhor preço nos últimos 60 dias. Confira a nota.


Console Xbox One 500GB Fifa 16 – No Ponto Frio

Correção: Em nota, o Ponto Frio informou que este produto pesquisado pela Lupa não está dentro de sua Black Friday. Que os itens que fazem parte da promoção estão identificados com um selo especial – e não com o círculo em preto com uma porcentagem negativa escrita em letras amarelas que aparece junto ao Xbox One 500 GB Fifa 16.

A Lupa consultou o Procon e, às 13h30 desta sexta-feira, 25 de novembro, alterou o resultado de sua checagem. Em vez de ter uma oferta “falsa”, como publicado e etiquetado anteriormente, esse produto passa agora à lista daqueles que foram monitorados pela agência nos últimos meses, mas não entraram na Black Friday de 2016. Correções também serão feitas nas redes sociais nos próximos minutos.

[A liquidação do “Console Xbox One 500GB Fifa 16” durante a Black Friday deste ano foi falsa no Ponto Frio. Às 00h43 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 1.799,00.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 22 de junho, o site cobrava R$ 1.649,00 pela compra do produto à vista.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma alta de 9%  em relação ao preço de junho.]


Caixa de som Bluetooth JBL – na Saraiva

FALSO

A liquidação da “Caixa de som Bluetooth JBL Flip 3 azul bateria recarregável viva-voz” durante a Black Friday deste ano foi falsa na Saraiva. Às 00h57 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 699.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 7 de novembro, o site cobrava o mesmo valor: R$ 699,00.

Atualização: Às 15h56 da sexta-feira, 25 de novembro, a Saraiva alterou o preço para R$ 509,52.

Procurada, a Saraiva disse que “eventual diferença de valor já foi prontamente corrigida no site.” Confira a nota. 


Adega de vinhos Electrolux para 24 garrafas – na Fast Shop

FALSO

A liquidação da “Adega de vinhos Electrolux para 24 garrafas” durante a Black Friday deste ano foi falsa na Fast Shop. À 01h12 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 1.780,34.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 9 de setembro, o site cobrava menos: R$ 1.777,90.

O valor da oferta é quase R$ 3 mais caro do que o observado meses atrás.


Smartphone Samsung Galaxy S6 Edge – no Submarino

VERDADEIRO, MAS

A liquidação do “Smartphone Samsung Galaxy S6 Edge SM-G925 Preto com 32GB, Tela de 5.1″, 4G, Câmera 16 MP, Android 5.0 e Processador Octa Core” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira no Submarino. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 1.999,00. Mas a loja virtual exagerou ao informar o preço praticado anteriormente. Escreveu que o produto valia R$ 2.593,98, mas na semana passada, pelo menos, ele custava abaixo disso.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 19 de abril, o site cobrava R$ 2.069,10 pela compra do produto à vista. Em 18 de novembro, R$ 2.399,90.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa, portanto, uma queda de 16,7% em relação ao preço da semana passada, o maior observado.

Procurado, o Submarino disse que se comprometeu a oferecer o melhor preço nos últimos 60 dias. Confira a nota.


Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 3636 – na Saraiva

VERDADEIRO, MAS

A liquidação da “Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 3636 Wi-Fi, Impressora, Copiadora e Scanner” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira na Saraiva. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 319. Mas a loja virtual exagerou ao informar o preço praticado anteriormente. Escreveu que o produto valia R$ 549, mas na semana passada, pelo menos, ele custava abaixo disso.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 19 de janeiro, o site cobrava R$ 349  pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ R$ 359.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma queda de 11,1%  em relação ao preço da semana passada, o mais alto observado.

Procurada, a Saraiva disse que “eventuais variações de preços nos últimos meses são resultados de outras promoções realizadas pela rede ao longo do período.” Confira a nota. 


Google Chromecast 2 – na Saraiva

VERDADEIRO, MAS

A liquidação do “Google Chromecast 2 HDMI Streaming” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira na Saraiva. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 241,05. Mas a loja virtual exagerou ao informar o preço praticado anteriormente. Escreveu que o produto valia R$ 399, mas na semana passada, pelo menos, ele custava abaixo disso.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 1 de setembro, o site cobrava R$ 265,05 pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 299,00.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma redução de 19,3% em relação ao preço de novembro, o mais alto observado.

Procurada, a Saraiva disse que “eventuais variações de preços nos últimos meses são resultados de outras promoções realizadas pela rede ao longo do período.” Confira a nota. 


Galaxy S6 Edge 32 GB – na Fast Shop

VERDADEIRO

A liquidação do “Samsung Galaxy S6 Edge Preto com 5,1”, 4G, Android 5.0, Octa-Core, 32GB, Câmera 16 MP” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira na Fast Shop. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 1.761,54.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 2 de agosto, o site cobrava R$ 1.997,20 pela compra do produto à vista. Em 18 de novembro, o preço era R$ 1.854,30

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma queda de 11,8%  em relação ao preço de  agosto, o mais alto do período pesquisado.


Cafeteira Nespresso – na Fast Shop

VERDADEIRO

A liquidação da “Cafeteira Nespresso Inissia Rubi Vermelha para Café Espresso – C40BRRENE – NLC40BRRENE” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira na Fast Shop. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 248,06.  

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 24 de junho, o site cobrava R$ 280,32 pela compra do produto à vista. Em 2 de agosto, o valor foi para R$ 349,65 e, em 11 de agosto, era R$ 277,36. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 334,25

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma redução  de  29% em relação ao preço de agosto, o maior valor observado.  


Smartphone Samsung Galaxy – no Submarino

VERDADEIRO

A liquidação do “Smartphone Samsung Galaxy On 7 Dual Chip Android 5.1 Tela 5.5 8GB 4G Câmera 13MP – Dourado” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira no Submarino. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 681,81.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 19 de abril, o site cobrava R$ 764,10 pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 749,00.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma queda de 10,7% em relação ao preço de abril, o maior observado.


Smartphone Samsung Galaxy A5 2016 – no Submarino

VERDADEIRO

A liquidação do “Smartphone Samsung Galaxy A5 2016 Dual Chip Android 5.1 Tela 5.2″ 16GB 4G Câmera 13MP – Rosé” durante a Black Friday deste ano foi verdadeira no Submarino. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, dia 24 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 1.289.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 6 de junho, o site cobrava R$ 1.519,05 pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 1.449,00.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma queda de 15,1%  em relação ao preço de junho, o maior observado.


Home Theater Philips 5.1 canais com DVD – No Ponto Frio

VERDADEIRO

A liquidação do “Home Theater Philips 5.1 canais com DVD” durante a Black Friday deste ano foi verdadeiro no Ponto Frio. Às 00h36 desta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Lupa constatou que o produto era vendido por R$ 799,00.

Nos últimos meses, a agência de fact-checking acompanhou a variação de preço deste produto, em newsletters disparadas pela empresa. Em 31 de julho, o site cobrava R$ 899 pela compra do produto à vista. Na semana passada, em 18 de novembro, o preço era R$ 1.099.

O valor promocional oferecido pela empresa na Black Friday de 2016 representa uma queda de 27,2% em relação ao preço da semana passada, o mais alto observado.

* A Lupa analisou cerca de 30 produtos variados de quatro lojas virtuais, a partir de promoções encaminhadas por e-mail ao longo do ano. Dezesseis desses itens não foram incluídos nas ofertas da Black Friday ou estavam esgotados.

** A Lupa mantém aberto um canal para eventuais contestações e comentários: lupa@lupa.news

***Parte desta reportagem foi comentada no programa CBN Total, na tarde de 25 de novembro de 2016.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo