A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lennon, Cobain, Reagan e Simpsons previram presidência de Trump?

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.fev.2017 | 16h07 |

Desde que Donald Trump se apresentou como candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, circulam pela internet e pelo WhatsApp “previsões” supostamente feitas tempos atrás sobre sua vitória política. Desde o último dia 20, quando Trump efetivamente assumiu a Casa Branca, essas postagens ganharam fôlego. E o site americano Snopes, dedicado a checar esse tipo de dado curioso, separou algumas dessas afirmações e foi atrás de dados precisos sobre elas. Veja abaixo as conclusões a que eles chegaram:

John Lennon sugeriu que os EUA tivessem um empresário como presidente?

De acordo com uma imagem que circulou pelo Facebook nos últimos dias, em 1981, o Beatle John Lennon deu a seguinte declaração:

Eu honestamente acredito que a única maneira que temos para sair de toda essa bagunça é encontrar líderes fortes e independentes. Será necessária uma revolução. Eleger alguém que não é político é um caminho. Quem sabe um empresário”.

lennon

FALSO

O Snopes se debruçou sobre essa postagem e decidiu classificar seu conteúdo como falso. O site pontua primeiro que Lennon foi assassinado em dezembro de 1980. Não poderia ter dito nada em 1981. Depois acrescenta que a imensa maioria das entrevistas e declarações públicas do Beatles já foram fartamente analisadas e que não há registro dessa fala em nenhuma base de dados ou pesquisa sobre ele. Por fim, destaca que identificou que a primeira aparição virtual desta imagem acompanhada desta frase aconteceu nos últimos meses, coincidindo com campanha republicana.


 

Ao cumprimentar Donald Trump, Ronald Reagan “sentiu” que o empresário seria presidente?

Muitos americanos receberam por e-mail uma foto em que se vê o ex-presidente Ronald Reagan estendendo a mão ao então empresário Donald Trump. Sobre ela, foi acrescentada uma frase atribuída a Reagan:

“Nunca saberei explicar, mas quando eu conheci esse jovem [Trump], senti como se estivesse cumprimentando um presidente”

trump-reagan

FALSO

Segundo a Reagan Library, que reúne documentos sobre o ex-presidente, a fotografia é real. Ela foi tirada na Casa Branca no dia 3 de novembro de 1987. O Snopes não identificou, no entanto, nenhum registro sobre o suposto “pressentimento” que Reagan teria verbalizado naquele momento. O site de checagem destaca ainda que não há registros relativos a essa frase na internet antes do dia 30 de julho de 2016.


 

Kurt Cobain sugeriu o nome de Donald Trump para presidência americana?

Uma foto do líder do Nirvana também circula pela internet acompanhada de uma frase em que ele supostamente cita Donald Trump como um novo líder político para os EUA.

“Eu acredito que a minha geração vai surpreender. Já sabemos que os dois partidos estão atuando no centro, e vamos eleger um verdadeiro forasteiro quando amadurecermos. Não me surpreenderia se surgisse um poderoso empresário que não pudesse ser comprado por ninguém e que fizesse o que é certo. Alguém como Donald Trump, apesar de parecer doido”.

cobain-nirvana

FALSO

De acordo com o Snopes, essa frase apareceu pela primeira vez na internet no dia 30 de julho de 2016 e foi postada numa página do Facebook que apoia o atual presidente, a “Trump Train”. Além disso, os checadores americanos destacam que há um erro na informação. Cobain é Kurt, com K, e não com Curt, com C.


 

Os Simpsons previram a morte de Donald Trump?

Caiu na internet uma imagem que teria sido supostamente extraída da famosa série animada The Simpsons. Nela, vê-se o novo presidente dos EUA morto, dentro de um caixão, e o logotipo do site de notícias The Huffington Post.

trump-coffin-death

FALSO

O Snopes detectou que a imagem surgiu no fórum 4chan.org e que nenhum episódio já exibido dos Simpsons tem essa cena. Os checadores também ressaltam que a marca d’água do The Huffington Post não foi inserida pelos responsáveis pelo site. O Snopes destaca em seu texto que decidiu se debruçar sobre esse caso depois de detectar que uma página em espanhol chamada Badabun já havia alcançado 1 milhão de pageviews mostrando essa informação.

Nota: As checagens e suas conclusões foram feitas pela equipe do Snopes e podem ser lidas, na íntegra, no site em questão. Na Lupa, a ausência de comprovação sobre a veracidade de um dado – como ocorre nas frases acima – levaria à etiqueta “insustentável”. A agência, no entanto, optou por manter a classificação “falsa” usada nos EUA.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo