A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Saque do FGTS inativo: posso receber dinheiro no exterior? Por procuração?

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.fev.2017 | 08h46 |

Desde a terça-feira (14), quando o governo federal anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativo, muitas dúvidas surgiram. Para ajudar, a Lupa abriu suas redes sociais e seu formulário de sugestão de checagem para receber questionamentos. Veja abaixo o resultado dessa ação do #LupaAqui em parceria com a Caixa:

“Quem mora no exterior não pode sacar o FGTS inativo”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por @montenegrodr)

fgts1

De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, há três cenários possíveis:

1- Quem tem poupança na Caixa: Não precisa ir ao consulado brasileiro. Os valores serão recebidos de forma automática nessa conta. Caso o trabalhador opte por receber um crédito em conta corrente ou em conta poupança conjunta da Caixa, é preciso fazer a solicitação pelo site www.caixa.gov.br/contasinativas ou pelo número gratuito 0800 726 2017.

2- Quem não tem conta na Caixa: Deverá obter o formulário “Solicitação de Saque do FGTS” e, em seguida, comparecer a um consulado brasileiro. Deve levar o formulário devidamente preenchido e toda a documentação (original e cópia) que comprova o direito de movimentar a conta vinculada. A “Solicitação de Saque do FGTS” deve ser assinada na presença do representante consular. Depois disso, os valores serão creditados em conta bancária de titularidade do trabalhador.

3- Quem já não tem conta bancária no Brasil: Poderá indicar a conta de alguém de sua confiança. O recurso é liberado em até 15 dias úteis após a entrega da documentação, condicionada à certificação de que as condições exigidas para movimentação da conta vinculada FGTS foram atendidas.


“Quem mora fora do Brasil poderá sacar seu FGTS inativo passando uma procuração”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por @jnabinger)fgts2

De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, procurações não serão aceitas para realização de saques do FGTS inativo. Quem mora fora do Brasil deve seguir as instruções detalhadas na checagem anterior (no alto da página).


“O governo vai liberar o FGTS de 2016 daqui a pouco”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por @TiagoCardosoRJ)

fgts3

A liberação do FGTS inativo obedece ao que foi fixado na Medida Provisória 762/16, e ela não contempla as contas de 2016. São consideradas inativas apenas as contas que não têm movimentação financeira desde 31 de dezembro de 2015.


“Quem investiu seu FGTS em ações da Vale e da Petrobras não poderá sacar nada”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por Juliana Montalvao, via FB)

fgts4

A Caixa informa que esses trabalhadores também terão a opção de sacar os valores aplicados em fundos mútuos de privatização (FMP). Dentro da data estabelecida pelo cronograma para o pagamento das contas inativas, o trabalhador deverá solicitar o saque do FGTS e aguardar. O valor de FMP será automaticamente liberado para resgate diretamente na instituição administradora que ele escolheu, à época, para realizar a aplicação nas ações. Feito isso, o trabalhador deverá se dirigir à administradora e solicitar a baixa da aplicação. Se for de seu interesse, poderá efetuar o saque.


“Se você tem mais de R$ 3 mil no FGTS inativo mas perdeu a carteira de trabalho, não vai conseguir resgatar nada”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por Keila Ker, via FB)

fgts5

A assessoria da Caixa informa que é sempre recomendável a apresentação da carteira de trabalho para agilizar o atendimento nas agências, principalmente se o saque for maior do que R$ 3 mil. No entanto, caso o documento tenha sido perdido ou roubado, a assessoria da Caixa recomenda que o trabalhador procure uma agência, levando outros documentos que comprovem a extinção do vínculo trabalhista, para orientação. Se não houver problemas com a conta, nem necessidade de ajustes e acertos cadastrais, o trabalhador pode realizar o saque de até 10 mil mesmo sem a carteira.


“Todos os e-mails sobre FGTS agora são vírus”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por Dayse Candida, via FB)

fgts6

A Caixa informa que não envia e-mails sobre contas inativas. Porém, envia extratos de FGTS de contas ativas por e-mail e por mensagens de celular aos clientes que solicitaram esse serviço.


“Só posso resgatar meu FGTS inativo até o último dia do mês em que ele for liberado”

FALSO

(Checagem feita a partir de dúvida/sugestão enviada por Thais Mangin, via FB)

fgts7

Todos os valores estarão disponíveis para saque até o dia 31 de julho de 2017. O calendário que leva em consideração o mês de aniversário do trabalhador serve apenas para o início do processo. A liberação do resgate ocorrerá de forma paulatina, informa a Caixa.

*Nota: A Lupa agradece a participação dos leitores nesse ciclo de checagem e sugere que outras dúvidas sejam encaminhadas à Caixa. O banco mantém dois links de “perguntas e respostas” aqui e aqui e também está no Twitter.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo